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Confira os trabalhos da Rede UNA-SUS apresentados no CIAED

- Claudia Bittencourt



O 23º Congresso Internacional ABED de educação a distância ocorreu de 17 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu. Durante o evento, equipes de diversas instituições de ensino da Rede UNA-SUS tiveram a oportunidade de contar suas experiências, por meio de trabalhos científicos.

Confira os artigos que apresentados!

Metodologias de Acessibilidade: possibilidade de equidade para Deficientes Visuais nos cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UERJ

As autoras Rita Lisboa e Márcia Rendeiro analisaram as configurações recomendadas pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), que podem auxiliar na inclusão digital de deficientes visuais em cursos a distância. A partir desse estudo, foram problematizadas quais configurações são necessárias para uma maior acessibilidade dos recursos aplicados na aprendizagem, como links, imagem e vídeo. O trabalho também propõe a reflexão sobre os métodos que poderão promover uma maior inclusão digital para os deficientes visuais nestes recursos.

A pesquisa foi realizada com base nos cursos autoinstrucionais Política Nacional de Saúde Integral LGBT, Atenção à Saúde Auditiva e Doenças Endócrina Metabólicas e Nutrição.

UNA-SUS Amazônia - Telessaúde e Teleducação em saúde utilizando plataformas móveis

O artigo aborda as tecnologias utilizadas para possibilitar o acesso à formação e informação em saúde, mesmo em áreas que não possuem acesso à internet, a exemplo do uso de aplicativos móveis que disponibilizam recursos educacionais de modo offline. A solução é baseada no armazenamento local de dados e sincronização (upload e download) quando há conexão disponível, levando sempre em consideração o deslocamento do profissional.

O trabalho é de Waldeyde Santos; Vinicius Oliveira; Haline Barbosa e Ingrid Nunes.

Experiência de governança digital:  mediações tecnológicas para a gestão do conhecimento em políticas públicas intersetoriais.

Trata da concepção e implementação da plataforma Redes Virtual para governança digital em um projeto de macropolítica pública sobre álcool e outras drogas. O objetivo é proporcionar uma governança colaborativa integrada e intersetorial aplicada para colaborar com a sustentabilidade do Redes, tal qual se manifestou pelas 49 unidades federadas do país.

O trabalho é de Samuel Brauer, Fernanda Severo, André Guerrero, Fabiana Damásio, Nara Vieira, Bárbara Vaz, June Scafuto, Enrique Bessoni e Marlon Lima, colaboradores da Fiocruz Brasília.

 

Ensinando a ensinar: estratégias da secretaria executiva da UNA-SUS e UNA-SUS/UFOP em um curso a distância para apoio dos profissionais da atenção primária ao cuidador domiciliar

O trabalho de Leonardo Savassi, Alisson Oliveira, Adriana Figueredo, Mara Zachi, Rosani Bendo e Gustavo Valadares.

Trata da criação de um curso a distância voltado àqueles profissionais que estão mais próximos dos cuidadores no que tange às ações de saúde: a equipe de Saúde da Família. O objetivo do curso consiste em ensinar para ensinar, sensibilizando os profissionais da Atenção Primária à Saúde para que estes compartilhem o conhecimento adquirido com os cuidadores de idosos. Utilizando métodos inovadores em EAD, como a lógica da construção reversa de cursos, granularidade de objetos de aprendizagem, continuidade do saber a partir do uso de tecnologias digitais e aprendizado não linear, orientado por mapas de aprendizagem, pretende-se colocar o aprendiz como principal ator no processo educacional, levando à reflexão dos temas, reusabilidade do conteúdo, construção do conhecimento e, principalmente, aplicação na prática profissional.

Responsabilidades gestoras no último ano de mandato: relato de experiência educacional para gestores municipais de saúde

O trabalho de Lina Barreto, Roberto Vianna e Alysson Lemos aborda os aspectos inovadores, tanto pedagógicos quanto tecnológicos, no desenvolvimento da ferramenta Responsabilidades Gestoras no último Ano de Mandato. A experiência educacional, voltada para gestores municipais de saúde de todo o Brasil, foi desenvolvida pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e financiamento do Ministério da Saúde, por meio de Carta Acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A ação visava auxiliar esses gestores, em seu último ano de mandato, a cumprirem com os compromissos orçamentários, financeiros e fiscais de encerramento do exercício.

As inovações podem ser observadas já a partir do desenho da ação educacional, em formato de sistema de apoio à decisão, levando em consideração que tanto os prazos exíguos dos compromissos objetos da ação, como o perfil do público destinatário, exigiam um desenho diferente dos cursos tradicionais ofertados na web.

A potencialidade de cursos autoinstrucionais para o enfrentamento de doenças emergentes e reemergentes no contexto do Sistema Único de Saúde           

O estudo analisa as percepções e avaliações dos alunos acerca do curso autoinstrucional Manejo Clínico de Chikungunya. É um relato de experiência de um processo de avaliação realizado com 4224 cursistas. A análise qualitativa dos dados possibilitou a categorização em três núcleos de sentido, a saber: universalização do acesso ao conhecimento, educação na saúde e promoção da educação permanente em saúde. Os resultados mostraram a potência deste tipo de curso na qualificação dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde para o enfrentamento da doença, desde o diagnóstico até o tratamento em todas as suas fases.

O artigo é de Débora Dupas Goncalves do Nascimento; Hercules da Costa Sandim; Sílvia Helena Mendonca de Moraes.

Processo de criação de infográfico interativo para curso autoinstrucional na área da saúde.

O artigo aborda o processo de criação de um objeto de aprendizagem do tipo infográfico interativo para um curso autoinstrucional ofertado pela UNA-SUS/UFMA. É apresentado o processo de adaptação pedagógica de um material sobre exames de rotina no pré-natal de baixo risco na Atenção Básica em Saúde como solução em Design Instrucional para a abordagem do tema de forma interativa e acessível.

O trabalho é de Paola Trindade, Ana Emília Oliveira, Regimarina Reis, Steffi Lima, Ludmila Melo, Isabelle Prado, Stephanie Silva, da UFMA.

Modelo de design instrucional e a produção de recursos multimídia na UNA-SUS/UFMA

Também produzido pela equipe da UFMA, o estudo trata do modelo de design instrucional utilizado na UNA-SUS/UFMA. Foram elencadas as etapas constituintes do processo desenvolvido, baseado no modelo de design contextualizado proposto por Filatro, com adequações pertinentes diante das peculiaridades vivenciadas na instituição. Concluiu-se que a sistematização de etapas claras de elaboração, planejamento e concepção são fundamentais para a consolidação de projetos educacionais em design instrucional adequados às teorias pedagógica e coerente com as necessidades do processo ensino-aprendizado mediado por recursos educacionais multimídia.

A autoria é de Paola Trindade, Ana Emília Oliveira, Regimarina Reis, Stephanie Silva, Isabelle Prado, Steffi Lima e Lizandra Silva

Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa  

Trata da pesquisa realizada para avaliar a satisfação dos alunos dos cinco cursos que compõe o programa de Gestão em Saúde. O objetivo foi a identificação das falhas e potencialidades dos cursos, visando futuras melhorias.

Para tanto, foram feitas análise de depoimentos dos alunos, que descreveram suas impressões sobre o curso. A partir desses textos, a UNA-SUS/UFMA colocou todas as narrativas em conjunto e criaram nuvens de palavras. Entre as palavras que mais apareceram nos textos dos alunos, estão: curso, bom, conteúdo, conhecimento, excelente, gestão.

O estudo é de Judith Pinho, Ana Emília Oliveira, Regimarina Reis, Aldrea Rabelo e Camila Silva.

Sessões Pôster

Avaliação online como processo de ensino-aprendizagem: relato de Experiência Inovadora

Relato da experiência na incorporação da avaliação online nos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é apresentar as bases conceituais de um processo de avaliação de competência - formativa e somativa - dos alunos. Aborda, ainda, as orientações dos principais passos necessários à elaboração de itens de avaliação. Trata a avaliação como um procedimento norteador do que é necessário para avançar, buscar e rever na construção do conhecimento.  

 

Política Nacional de Alimentação e Nutrição: educação a distância como estratégia para promoção da saúde

O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil dos alunos do curso Doenças Endócrino-Metabólicas e Nutrição, abordando a percepção sobre o nível de conhecimento adquirido e avaliação sobre a metodologia aplicada. Foram utilizados dados secundários, extraídos da Plataforma Arouca e do Questionário de Autoavaliação do Ambiente Virtual do curso, baseado na metodologia quali-quantitativa dentro de uma perspectiva de pesquisa exploratória. Com base nos dados, concluiu-se que a Educação a Distância e a oferta livre para qualquer interessado na temática é uma excelente estratégia para ultrapassar barreiras geográficas, promover a saúde e apoiar a implementação de políticas públicas. Além disso, a escolha pedagógica incorporada no curso obteve avaliação positiva dos alunos por proporcionar a reflexão sobre situações práticas e aquisição de conhecimentos importantes para a prática profissional.

O trabalho é de Juliana Mercês, Rita Lisboa, Márcia Rendeiro e Paulo Volpato, da UERJ.

Fale Conosco como ferramenta para estreitar o relacionamento entre a equipe de cursos autoinstrucionais e seus alunos

Relato de experiência na oferta dos cursos sobre Zika, chikungunya e doenças do aparelho digestivo, na modalidade autoinstrucional, com mais de 120 mil matriculados utilizando a visão do canal Fale Conosco. O foco é mostrar a importância da ferramenta não só como um meio de suporte ao aluno, mas também como um canal de acolhimento e incentivo para o bom andamento dos cursos e principalmente para a conclusão e obtenção de certificado.

O trabalho é de Jainaína Loureiro, Vera Lucia Kodjaoglanian, Débora Nascimento, Hercules Sandim e Marisa Loureiro.

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Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt. Fotos: Cissa Paranaguá (SE/UNA-SUS)