Geral

Confira alguns artigos sobre a UNA-SUS que serão apresentados na ABED

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está marcando presença no 22º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância (Ciaed), que ocorre essa semana, em Águas de Lindóia/SP. Além do estande, onde o Sistema UNA-SUS será apresentado ao público, a produção científica da Rede terá destaque na programação do evento.

Nesta segunda-feira (19), a partir das 16h, a sala 6 contará exclusivamente com apresentações da Rede UNA-SUS. Confira!

Pacote Padrão UNA-SUS

O primeiro trabalho a ser apresentado é o “Pacote Padrão UNA-SUS (PPU) - Empacotando Recursos Educacionais Multimídia em Formato HTML5 para Multiuso” de autoria do engenheiro de software da SE/UNA-SUS, Onivaldo Rosa Junior.

O PPU tem como objetivo principal estabelecer padrões na produção de recursos educacionais multimídia, de acordo com especificidades técnicas. Essa padronização permite que materiais educacionais dos cursos sejam reutilizados para múltiplos usos, podendo ser acessados on e offline, ou reproduzidos em aplicativos, por exemplo.

Outra característica do PPU é o empacotamento. Ou seja, os recursos em diferentes formatos, como imagens, textos e vídeos ficam compactados em um único arquivo, como um zip, o que facilita sua redistribuição. Dentro do pacote, há todos os elementos que permitem o acesso a tais conteúdos. “É possível, por exemplo, copiar em uma pasta, salvar em um pen drive e abrir em um notebook, mesmo sem acesso à internet, com um software adequado”, explica. Para isso, são utilizadas as linguagens HTML5 e JavaScript.

O PPU também padroniza a persistência de dados, que consiste no armazenamento da progressão do aluno no curso, indicando a porcentagem de conteúdo acessado, bem como todas as páginas acessadas por ele, respostas aos questionários, etc. Na SE/UNA-SUS, todos os materiais são produzidos dentro desse padrão. O PPU foi testado pela primeira vez em outubro de 2014, no lançamento do curso Saúde da População Negra.

Moodle e Mailchimp

Produção da UNA-SUS/UERJ, o artigo “Moodle e MailChimp:  Convergência de Ações para Aplicabilidade na EAD” trata do impacto das ações de envio de e-mail marketing no número de certificações da segunda oferta do curso Política Nacional de Saúde Integral Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

O estudo surgiu após a primeira oferta do curso , em que se constatou que dos 12.644 inscritos, 4.264 concluíram o curso. A partir desses dados, decidiu-se analisar o percurso de cada aluno não certificado para descobrir como potencializar a conclusão do curso numa segunda oferta.

A Universidade identificou três grupos diferentes entre os matriculados: pessoas que nunca acessaram o curso; as que acessaram, mas não finalizaram a prova de certificação e as que acessaram e não realizaram a prova.

Para potencializar o número de concluintes na segunda oferta do curso, optou-se pelo envio de malas diretas para os alunos, via plataforma MailChimp. O artigo apresenta a percepção dos dados após o envio dessas mensagens. Os resultados apontaram um acréscimo de 8% nas certificações, em comparação com a primeira turma.  O trabalho tem como autoria Matheus Manzano, Rita Lisboa, Juliana Mercês, Márcia Rendeiro e Paulo Volpato.

SAITE Store

Iniciativa da UNA-SUS/UFMA, a “SAITE Store: Loja virtual de e-books livres para dispositivos móveis” é tema da terceira apresentação do dia. O artigo trata de uma das iniciativas tecnológicas de destaque da Rede UNA-SUS.

Para ampliar o acesso a materiais de estudo, a UNA-SUS/UFMA, juntamente com o grupo SAITE, desenvolveu a SAITE Store. O aplicativo é uma loja virtual que disponibiliza diversos e-books gratuitamente, categorizados em áreas temáticas e com lançamentos contínuos, funcionando como uma biblioteca virtual dos materiais produzidos pela instituição. A criação da SAITE Store partiu da necessidade observada pela UNA-SUS/UFMA de permitir que os alunos possam acessar os conteúdos mesmo em modo offline, por meio de dispositivos móveis.

Os livros virtuais são elaborados por especialistas, respeitando as normas que garantem a melhor experiência do usuário, e assegurando a portabilidade para estes materiais, que podem ser organizados e acessados mesmo sem conexão à internet. Todos os downloads na SAITE Store são gratuitos e a loja está disponível para os dispositivos Android, na Google Play e, para aparelhos iOS, na Apple Store. O trabalho foi desenvolvido por Ana Emília Oliveira, Rômulo Martins e Dilson Rabêlo.

O impacto da disponibilização de recursos no ARES

O artigo “A disponibilização de materiais no ARES e seu impacto na qualidade da EaD”, produzido pela equipe de Ciência da Informação da UNA-SUS, trata da importância da qualidade na descrição da informação de recursos educacionais disponibilizados no acervo. Tais informações são de extrema importância para a recuperação e posterior reutilização desses conteúdos.

Dessa forma, o relato apresenta a experiência da SE/UNA-SUS em aprimorar a descrição de recursos educacionais do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). O trabalho realizado culminou na análise e correção da descrição de 746 materiais publicados no repositório. O trabalho é de autoria de Fernanda Monteiro e Aline Jacob, técnicas do ARES, e Evelyan Nascimento, da Universidade de Brasília.

Para saber mais sobre o evento, acesse a programação completa pelo link.

Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: http://abed.unasp.edu.br/

Continue sintonizado, que vem muito mais por aí!

 

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt