Geral

Colaboradores da UNA-SUS têm trabalhos reconhecidos em Congresso

- Ascom SE/UNA-SUS



O Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizado de 4 a 7 de setembro, em Campinas, contou com o protagonismo de colabores da Rede UNA-SUS, que apresentaram seus trabalhos durante o evento.

O trabalho intitulado “A Influência de um objeto virtual de aprendizado com simulação virtual em dentistas: ensaio clinico randomizado” foi vencedor da categoria Pesquisa em Ensino.

O estudo avaliou a influência de um Objeto Virtual de Aprendizado (OVA) no aprendizado teórico e habilidade de manipulação do cimento de Fosfato de Zinco (CFZ) em estudantes de graduação em odontologia, avaliando 46 alunos, separados por quatro grupos, por 15 dias. Ao final, concluiu-se que as melhores desempenhos foram dos grupos que tiveram acesso ao OVA.

Autoria é da professora e coordenadora na Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA), Alessandra Dahmer; Rodrigo Tubelo, da UNA-SUS/UFCSPA e Laboratório de Materiais Dentários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desse mesmo Laboratório, colaboraram Vicente Leitune, Susana Werner Samuel, e Fabrício Collares.

Na mesma categoria, o trabalho intitulado “O Uso das TIC para Educação Permanente da Equipe de Saúde: a Participação da Odontologia na Universidade Aberta do SUS”, também ganhou destaque no evento, com Menção Honrosa.

O trabalho analisou a participação de cirurgiões-dentistas nos cursos da UNA-SUS. Também foi observado o quantitativo dos recursos educacionais (RE) produzidos no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) tendo como público-alvo dentistas, os temas mais abordados e a autoria da produção.

A autoria é da Vice Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), em conjunto com a consultora da UNA-SUS, Lina Barreto e Deise Garrido, da Universidade de São Paulo

Fonte: SE/UNA-SUS