Geral

Ceará abre vagas para cursos sobre Diabetes, Informática em Saúde, Telessaúde e Telemedicina

- Ascom SE/UNA-SUS



O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) abre inscrições para quatro cursos realizados em parceria com o Programa Telessaúde Brasil Redes.

As ofertas têm como público-alvo os profissionais de saúde. No entanto, em alguns casos, demais interessados nos temas também podem participar.

São 8 mil vagas abertas para todo o Brasil, 2 mil para cada um dos cursos. As inscrições vão até março de 2017.

Todos os cursos são gratuitos, a distância e autoinstrucionais.

De acordo com a coordenadora executiva e interinstitucional na UNA-SUS/UFC, Raquel Rolim, os  cursos foram criados para fortalecer as ações do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, em especial no Ceará, onde se tem grande visibilidade na área.

“São iniciativas como essa que nos dão ânimo para elaborar novos cursos, que buscam difundir o uso da educação a distância online a partir dos recursos do Telessaúde e da telemedicina, capacitando os profissionais de saúde que atuam na ponta e ampliando a oferta de serviços de saúde em áreas remotas", explica.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição especificado para cada curso. As informações de acesso serão enviadas em até 48 horas após o preenchimento do formulário.

Confira as ofertas!

 

Capacitação sobre Diabetes Mellitus para Profissionais de Saúde

O curso tem como objetivo ampliar a capacidade de enfrentamento das principais situações de risco relacionadas ao Diabetes Mellitus que se apresentam no cotidiano do profissional de saúde.

É voltado para enfermeiros e médicos, preferencialmente atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e Equipes da Saúde da Família (ESF).

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Contexto Atual da Telessaúde e da Telemedicina no Brasil

A capacitação tem como objetivo fazer uma contextualização a respeito da área e apresentar o funcionamento do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.

O público-alvo são profissionais da área da saúde de nível médio e superior, mas está aberto para demais interessados no tema.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Introdução à Informática em Saúde

O curso discute a importância da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs) na área da saúde, tanto nos aspectos ligados ao que se denomina Informática em Saúde ou Informática Médica, quanto na convergência desta área com a educação a distância online. A ideia é enfatizar o valor da educação colaborativa a distância na capacitação profissional em diferentes áreas da saúde.

É composto por três unidades, que abordam temas relacionados à história da informática em saúde, as perspectivas desta área no Brasil e aspectos referentes à Saúde Digital.

Profissionais da saúde e interessados no tema podem participar.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

 

Capacitação para Profissionais de Saúde em Telessaúde

O objetivo é ampliar a capacidade de enfrentamento de situações de risco em áreas de atuação do profissional de saúde e áreas afins.

Ao total, são cinco unidades, que tratam dos temas: diretrizes do Programa Telessaúde Brasil Redes – com foco no Estado do Ceará; Doenças tropicais, como Dengue, Chikungunya e Zika; Geriatria; Drogas e Doenças Crônicas não Transmissíveis.

Profissionais da saúde e interessados no tema podem participar.  

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

 

O Telessaúde no Ceará

O Telessaúde Ceará tem sede no NUTEDS. Hoje, o projeto atende mais de 100 municípios em todo o estado, ofertando serviços de teleassistência e teleconsultoria em diversas áreas, desde Dermatologia até Cirurgia de Cabeça e Pescoço. A ideia é facilitar os serviços de saúde, uma vez que nem todo município conta com um número adequado de médicos especialistas e muitos pacientes precisam se deslocar para a capital, às vezes, com problemas que poderiam ser diagnosticados em uma teleconsultoria.

O programa já realizou mais de 160 mil eletrocardiogramas pelo sistema de telecardiologia, disponibilizado para 30 municípios cearenses. Tudo feito à distância, acompanhado por especialistas.  

O projeto foca ainda na qualificação de médicos que atendem no interior. Eles se cadastram no site do telessaúde e podem realizar teleconsultorias e cursos de capacitação. A ideia é integrar ensino e serviço utilizando as ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC), proporcionando condições para promover a Teleassistência e a Teleducação, a partir da utilização de recursos multimeios (biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats).

Fonte: NUTEDS/UFC