Geral

Capacitação sobre saúde do idoso traz inovações e conteúdo humanizado

- Ascom SE/UNA-SUS



A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) lançou, na última terça-feira (24), o curso Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa – Módulo I, numa ação do Ministério da Saúde por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS). Em apenas dois dias, o curso alcançou quase mil matriculados em todo país.

Essa é mais uma oportunidade de capacitação para profissionais de saúde e a oferta ressalta a importância da promoção do atendimento integral e humanizado desse grupo populacional, com base na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI).

Um dos principais diferenciais da capacitação é o seu formato inovador, construído com as principais características de um site comum. A ideia para esse desenvolvimento foi a de que o aluno pode acessar os conteúdos do curso dentro de um ambiente no qual já está familiarizado, não precisando criar uma nova experiência de navegação. Dessa maneira, ele otimiza o seu tempo e seu processo de aprendizado.

De acordo com a coordenadora de produção do curso e consultora da SE/UNA-SUS, Laura Gris, as inovações vieram não só na questão visual, mas também no conteúdo. “Utilizamos frases curtas, muitas imagens e recursos visuais incorporados aos textos. Você se sente de fato visitando uma página web na navegação do curso”, afirma.

Para conhecer mais sobre os temas tratados na capacitação, leia abaixo a íntegra da entrevista com o médico e consultor da UNA-SUS, Paulo Coury, que colaborou com a edição e revisão dos conteúdos.

Ascom SE/UNA-SUS: Qual é o principal foco do curso?

Paulo Coury: Creio que o mais importante foco do curso está em colocar a questão do idoso no contexto de um perfil etário populacional em franca modificação. Essa mudança decorrente do aumento de expectativa de vida dos brasileiros, exige uma nova postura da sociedade para com seus idosos. Nesse sentido, preparar tanto as equipes de atenção à saúde, quanto a toda sociedade para as questões decorrentes do envelhecimento populacional.

Ascom SE/UNA-SUS: Quais são as principais questões clínicas abordadas no curso?

Paulo Coury: As questões clínicas abordadas são àquelas prevalentes nesse grupo populacional. O curso aborda de maneira ampliada os chamados “Gigantes da Geriatria”. São síndromes geriátricas cujo diagnóstico e manejo é extremamente complexo, baseadas em depressão, demência e delirium, incontinências, instabilidade postural, quedas e fraturas, imobilidade e iatrogenia. Não é um curso de geriatria, apesar de conter casos clínicos encontrados no cotidiano das equipes de saúde.

Aborda agravos tais como, parkinson, alzheimer, diabetes, neoplasias de mama, cólon, reto, próstata, hipertensão arterial e suas consequências diretas tais como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência arterial periférica e a osteoporose.

Orienta aos alunos para o fenômeno do Iceberg, no qual alguns problemas comuns em idosos não geram queixas durante um longo período de sua evolução, podendo permanecer ocultos, “submersos”, como a parte principal de um iceberg. Outros são evidentes, mas não são reconhecidos por uma equipe sem treinamento. Entretanto, mesmo não diagnosticados, estes problemas pioram a qualidade de vida (como a incontinência urinária), oferecem risco (como o risco de fraturas por osteoporose), e podem trazer consequências muito significativas no médio prazo (como a perda de visão provocada pelo glaucoma). Cita a importância da obesidade, do sedentarismo, do tabagismo e de problemas odontológicos como agravantes da saúde do idoso.

Ascom SE/UNA-SUS: A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa leva em consideração as questões sociais que envolvem o cuidado com a população idosa. Como essas questões são abordadas no curso?

Paulo Coury: Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), é o eixo mestre deste curso. Tomamos o cuidado, em conjunto com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, no qual as questões relativas à pessoa idosa não ficassem apenas restritas ao enfrentamento das doenças, mas ampliando a abordagem a esse grupo num espaço mais ampliado. A atenção à saúde do idoso deve ser discutido no âmbito familiar e entendido também no contexto da vida diária dentro de casa e fora dela como prevê a PNSPI.

Ascom SE/UNA-SUS: Qual é a importância do curso para a promoção de um atendimento de qualidade e humanizado dessa população?

Paulo Coury: Acreditamos que a promoção do atendimento de qualidade e humanizado é aquele baseado nos direitos de cidadania, os quais não diminuem com a idade e que traz consigo características especiais para cada grupo populacional. É necessário entender o idoso como cidadão no usufruto total de seus direitos até o último dia de sua vida biológica. Essa defesa dos direitos é obrigatória tanto para os idosos portadores de agravos ou não.

Ascom SE/UNA-SUS: Como os profissionais de saúde capacitados pelo curso podem promover ações que elevem a qualidade de vida dos idosos?

Paulo Coury: Um dos objetivos do curso que considero importantíssimo em destacar é colocar a questão do envelhecimento no centro da consciência dos profissionais de saúde e de todos, enfim. Lembrar sempre que o envelhecimento é uma realidade. O setor saúde é um dos principais responsáveis pelo aumento da expectativa de vida, portanto é fundamental que seja instrumentalizado também para conhecer técnicas e tecnologias para aplicar e abordar a pessoa idosa num contexto social igualmente saudável.

Ascom SE/UNA-SUS: Há algum diferencial do curso que você gostaria de destacar?

Paulo Coury: É importante destacar que este curso ofertado pela UNA-SUS incorpora as mais modernas técnicas pedagógicas para o ensino a distância. Oferece oportunidade aos alunos em navegar no conteúdo do curso de acordo com as suas necessidades. A sequência do aprendizado é aleatória e ajuda ao aluno aplicar esses conhecimentos no momento que ele esteja vivenciando em sua vida profissional. Ao final o aluno estará capacitado a implementar ações de atendimento às doenças mais características do idosos, mas, também participar da elaboração de estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde – tendo sempre em mente melhorar a qualidade de vida e alcançar um processo de envelhecimento mais saudável e ativo.

Fonte: SE/UNA-SUS

Fotos: Cissa Paranaguá SE/UNA-SUS