Geral

Alberto Beltrame assume Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



Com extensa trajetória no Ministério da Saúde, Alberto Beltrame retorna ao cargo de secretário de Atenção à Saúde (SAS/MS) da pasta quatro anos depois. Médico pediatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele comandou a secretaria durante o mandato de José Gomes Temporão entre dezembro de 2008 e janeiro de 2011. A sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (28).

No Ministério da Saúde, exerceu cargos em ordem crescente de importância e responsabilidade. Atuou como coordenador dos Sistemas de Alta Complexidade entre 1999 a 2000 e como diretor do Departamento de Redes e Sistemas Assistenciais de 2000 a 2003, cargos da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde. Também atuou como diretor do Departamento de Atenção Especializada entre 2007 e 2008, quando assumiu a gestão da Secretaria de Atenção à Saúde.

Desde 2011, exerce o cargo de Superintendente Geral da Fundação Universitária de Cardiologia. A fundação é mantenedora de uma rede hospitalar composta por cinco hospitais. Ao longo dos últimos 30 anos, Alberto Beltrame tem exercido atividades de gestão no setor de saúde na área pública, privada e filantrópica, além de ter participado do processo de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo secretário da SAS, que nasceu em Santa Maria (RS), possui especialização em Administração Hospitalar pela Pontíficia Universidade Católica (PUC-RS) e é mestre em Gestão de Sistemas de Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Fonte: Ministério da Saúde, por Amanda Mendes