Geral

Aedes Game é lançado oficialmente

- Ascom SE/UNA-SUS



Na última quinta-feira (12) ocorreu o lançamento do Aedes Game, um jogo informativo criado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) – integrantes da Rede UNA-SUS -, Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura de São Paulo e Grupo de pesquisa SAITE.

O lançamento oficial do game ocorreu por meio de uma videoconferência com representantes da Secretaria de Saúde de São Paulo; das seis Coordenadorias Regionais de Saúde da cidade de São Paulo; da UNA-SUS/UFMA, da UNA-SUS/ UFCSPA e da USP.

Equipe da UNA-SUS/UFCSPA que participou da elaboração do Aedes Game

O secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, foi quem coordenou a videoconferência. Representando o grupo SAITE e a UNA-SUS/UFMA estava a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira. Ana Estela Haddad foi quem representou a Universidade de São Paulo.

As coordenadoras Alessandra Dahmer e Maria Eugênia Bresolin Pinto; o gerente de Inovação Tecnológica Rodrigo Tubelo; o designer José Fialho Jr. e o médico Marcos Vinícius Mendonça representaram a UNA-SUS/UFCSPA no lançamento do Aedes Game.

Durante o evento foi apresentado o processo de trabalho para elaboração do jogo, os objetivos e o produto final.

O Aedes Game tem como público-alvo a população em geral. O objetivo é informar sobre as principais ações e cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito responsável pelas transmissões da Zika, Dengue e Chikungunya. O conteúdo do game passa por três abordagens principais: o mosquito Aedes aegypti, as doenças transmitidas por ele e medidas de combate aos criadouros do mosquito.

O propósito do jogo é que o participante se torne um exterminador de Aedes Aegypti.  Para isso, ele deve responder 20 perguntas de um total de 60 - em formato de quiz – que são apresentadas de forma aleatória. Conforme o jogador acerta as respostas, os focos do mosquito vão sendo eliminados. Ao completar o quiz, o jogador recebe um feedback do seu desempenho.

O jogo pode ser acessado pelo site www.aedesgame.com.br e também está disponível para dispositivos móveis.

Fonte: UNA-SUS/UFCSPA