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Acesso aberto é tema de debate no CIAED

- Claudia Bittencourt



Nessa quarta-feira (20), repositórios educacionais de acesso aberto e tecnologias utilizadas para a oferta de educação a distância foram temas de debate durante o 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento ocorre até quinta-feira (21), em Foz do Iguaçu, Paraná.

A mesa redonda “Ecossistema de Acesso Aberto e colaborativo de recursos educacionais”, que trouxe a experiência da Bireme e da Fiocruz, também abordou a necessidade de um ambiente digital para convergir as ações de a cooperação, a produção, compartilhamento e disseminação de conhecimento em rede. O tema remete ao conceito de ecossistemas, da biologia, no qual organismos diferentes convivem no mesmo ambiente, em integração mútua.

Na ocasião, o coordenador de gestão do conhecimento da SE/UNA-SUS, Vinicius Oliveira  abordou a interligação entre todos os sistemas da UNA-SUS utilizados para suporte aos cursos e também abordou os avanços tecnológicos como o Player UNA-SUS, Mobile Server, aplicativos, entre outros.

Renato Murasaki apresentou a Bireme, que integra a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio de cooperação técnica com o Brasil. Murasaki relatou a experiência da Rede de Recursos Educacionais Abertos, abordando a interoperabilidade entre a rede da Biblioteca Virtual de Saúde e do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP). 

Ao total, são mais de 26 milhões de registros na biblioteca virtual, incluindo materiais bibliográficos, conteúdos multimídia, recursos educacionais abertos, eventos, revistas e artigos. O acervo também possui mais de 15 mil recursos educacionais, sendo mais de 9 mil correspondentes a materiais do Acervo de Recursos Educacionais Abertos (ARES).

A coordenadora do Campus Virtual de Saúde Pública, Ana Furniel, da Fiocruz, apresentou a proposta de criação de novo repositório da Fundação, que tem como proposta integrar os repositórios da UNA-SUS (ARES), Fiocruz (ARCA), CVSP e a Bireme, no mesmo acervo.

O ambiente de colaboração pretende possibilitar maior agilidade para realizar depósitos, busca avançada, permitir avaliações por instituições e pares, ser interoperado, compartilhar recursos, escolher os materiais favoritos, entre outras possibilidades. Tudo isso em uma ferramenta única. “É preciso adotar ambientes que possam promover a comunicação entre os criadores de conteúdo, armazenar objetos digitais e torna-los acessíveis e reutilizáveis em diferentes contextos educacionais”, pontuou a coordenadora. Furniel ressaltou ainda a importância da integração para o usuário. “Precisamos atingir pessoas, porque são elas que fazem com que os recursos abertos sejam importantes”, afirmou.

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Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt. Fotos: Cissa Paranaguá (SE/UNA-SUS)