Geral

Abertas inscrições para curso de Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as matrículas para o curso livre Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica, oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrante da Rede UNA-SUS.  

O curso possui carga horária de 60 horas e as inscrições podem ser feitas até dezembro de 2017, nesse link.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) tem características essenciais na gestão de risco e de desastres, como a responsabilidade de atuação em territórios e populações adscritos, conhecendo os problemas e necessidades de saúde dos locais acometidos por desastres naturais. A capacitação foi pensada para que os profissionais de saúde possam gerir as ações locais que cabem à Atenção Básica em todas as etapas da gestão desses riscos.

“Os desastres naturais afetam, sobretudo, grupos populacionais e territórios mais vulneráveis. No Brasil, as principais ameaças naturais são as inundações bruscas e cenários de seca”, observa Carlos Machado de Freitas, coordenador de conteúdo do curso e do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da ENSP/Fiocruz. “O setor saúde é um dos mais demandados, porém nem sempre está devidamente preparado para agir em situações adversas que podem durar meses ou até anos em uma cidade ou região”, esclarece Freitas.

O curso aborda ainda temas como Atenção Básica e o processo de gestão do risco de desastres; atenção psicossocial e saúde mental em situação de desastres na atenção básica e a relação saúde-trabalho em situações de desastres.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da Unifesp