Publicação

A nova Revista de Saúde Digital já está disponível

A publicação, lançada pelo NUTEDS/UFC, divulga produções científicas que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações no âmbito da saúde.

- Ascom SE/UNA-SUS



O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), membro da Rede UNA-SUS, lançou a quarta edição da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais – RESDITE (ISSN 2525-9563). Publicado pela primeira vez em 2016, o periódico é uma das poucas iniciativas nacionais voltadas para temáticas desta natureza e chega a mais este número com seis trabalhos originais, assinados por autores de diferentes partes do país e de diferentes áreas do conhecimento.

Clique aqui para conferir o 4º número da RESDITE.

Ao todo, 19 trabalhos foram publicados na revista desde seu lançamento, demonstrando o potencial do periódico no escopo das discussões que busca fomentar. É o que destaca o editor geral da revista, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, no editorial desta última edição.

"A RESDITE chega à sua quarta edição, não sem sobressaltos e dificuldades. Algumas certezas, entretanto, já podem ser mencionadas. Uma delas refere-se ao acerto da linha editorial, privilegiando a publicação de trabalhos que se voltem à utilização das modernas Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) em ações na área da saúde, em especial para intervenções de natureza educacional."

Novas submissões - interessados em submeter trabalhos no 5º número da RESDITE, a ser lançado no final do segundo semestre de 2018, já podem enviar propostas. Inicialmente, serão publicanos neste próximo número apenas trabalhos submetidos até o dia 05 de outubro, mas a publicação recebe propostas durante todo o ano.

Todas as informações sobre a submissão podem ser acessados no site da RESDITE.

O compilado com as informações principais pode ser acessadas no edital de submissão (AQUI)

Sobre a revista - a proposta editorial da RESDITE é divulgar produções científicas que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) no âmbito da área da saúde. O público-alvo é composto por profissionais multidisciplinares que trabalham e pesquisam a utilização de tecnologias, principalmente para a educação em saúde e Informática Biomédica, desde os que estão envolvidos com a produção até aqueles que as aplicam, independentemente da suas áreas de conhecimento. 15 eixos guiam as temáticas abordadas pela publicação:

● Aquisição, Processamento e Distribuição de Imagens na Área de Saúde;

● Avaliação em EaD em Saúde;

● Bioinformática;

● Competências Informacionais e Situações de Aprendizagem;

● Educação Não Presencial Intermediada por Tecnologia;

● Ensino a Distância (EAD) em Saúde;

● Ensino de Telemedicina e Teleinformática em Saúde;

● Formação Continuada de Trabalhadores na Saúde

● Formação Permanente de Trabalhadores na Saúde;

● Gestão e Análise Econômica em EaD online na Saúde;

● Informática Biomédica;

● Políticas de Informação em Saúde;

● Registro Eletrônico de Saúde;

● Teleprocessamento e Redes em Saúde;

● Telessaúde e Telemedicina.