Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

O PROVAB na UNA-SUS

Estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência para este serviço. Com esse objetivo o Ministério da Saúde lançou, em conjunto com o Ministério da Educação, a portaria interministerial nº 2.087, de 1º de setembro de 2011, que instituiu o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB ao cotidiano brasileiro.

O PROVAB prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e 8 horas no curso de especialização.

O curso de especialização é ministrado por 12 das instituições que compõem a Rede UNA-SUS, que apoia a promoção da formação e qualificação a distância gratuitamente.

A Universidade Aberta do SUS oferece o curso de especialização por meio de sua Rede desde 2012. Acesse abaixo os documentos e materiais referentes a cada um:

PROVAB

PROVAB 2014

PROVAB 2013

PROVAB 2012

 

Para acesso ao sistema de solicitação de viagens para as visitas de supervisão clique aqui.