Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

O que é a Plataforma Arouca

É um banco de dados que concentra o histórico educacional e profissional daqueles que atuam na área da saúde. Essas informações vêm de várias fontes, como Ministério da Saúde – por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Agência Nacional de Saúde  (ANS), Ministério da Educação – por meio da Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM), Ministério do Trabalho e Emprego, Universidades, escolas de saúde, entre outros.

A Plataforma possibilita o cadastro de profissionais de saúde dos setores público e privado, documentando suas trajetórias educacionais e profissionais. Gestores de educação e de saúde podem utilizar essas informações para pesquisa e planejamento. Esses dados são utilizados também pela UNA-SUS para conferir condicionantes de matrícula, quando um curso online é voltado para um público específico.

Profissionais de saúde podem publicar essas informações na forma de certificados, currículo e perfis em comunidades virtuais.

A Plataforma também dá visibilidade a cursos e outras ofertas educacionais. Assim, os usuários podem identificar oportunidades de aprendizagem, nas quais poderão se inscrever ou manifestar interesse em receber notícias sobre o tema.

 

Adesão a Plataforma Arouca

A Plataforma Arouca está aberta a adesão de instituições interessadas em melhor gerenciar suas ações educacionais em saúde. As tecnologias utilizadas no desenvolvimento da Plataforma permitem a sua utilização pela totalidade dos órgãos e unidades de saúde: gestores federais, estaduais, municipais, instituições de pesquisa, instituições educacionais, estabelecimentos de saúde de qualquer porte, entre outros.

Para facilitar a integração dos dados dos sistemas de informação já existentes foram desenvolvidas ferramentas que permitem a troca automática dos dados baseadas em padrões, a partir de regras previamente acordadas, facilitando a comunicação entre esses sistemas.

Utilize o sistema de suporte técnico da UNA-SUS para solicitar cadastramento da sua Instituição Educacional na Plataforma Arouca.