Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Gestores de saúde

Os gestores do SUS são representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS  e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS no Conselho Consultivo da UNA-SUS. Cabe ao Conselho avaliar propostas e ações de capacitação e qualificação para serem executadas pela UNA-SUS.

Ações da UNA-SUS de âmbito nacional são acompanhadas pela Comissão Intergestores Tripartite - CIT e ações de âmbito estadual são acompanhadas pelas Comissões Intergestores Bipartite - CIB. Esses órgãos aprovam diretrizes para execução das ações, como público-alvo das ações educacionais e regionalização da oferta por meio de polos de educação a distância.

É importante que os gestores de Saúde mantenham as informações sobre os profissionais de saúde atualizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES. O cruzamento das informações é feito na Plataforma Arouca.

Com a Plataforma Arouca, os gestores de saúde podem contar com uma valiosa ferramenta de gestão da educação em saúde na sua região, podendo acessar dados sobre áreas que demandem necessidades específicas de capacitação ou contratação de força de trabalho. Com a Plataforma, é possível acessar online as características ocupacionais e acadêmicas dos profissionais de saúde no âmbito de sua área de gestão, melhorando a tomada de decisão sobre onde e como investir na capacitação do corpo de funcionários.