Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante da Rede UNA-SUS, e a Coordenação Geral de Regulação e Avaliação (CGRA) do Ministério da Saúde oferecem o Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde.

O Programa é composto por cinco cursos, que totalizam 180 horas/aula e traz a discussão não só da base conceitual da Regulação em Saúde e suas dimensões de Sistemas, Atenção e Acesso, mas também busca introduzir a discussão técnica e operacional da Regulação do Acesso, visando facilitar aos profissionais o entendimento de como planejar, implantar e executar as ações de regulação no SUS.

Os estudantes poderão escolher entre fazer todos os cursos e, ao final, receber o certificado de conclusão de um curso de aperfeiçoamento profissional, ou participar dos cursos que acharem mais interessantes e receber a declaração de conclusão dos mesmos.

Após a conclusão da formação, os trabalhadores-estudantes estarão aptos a planejar e conduzir o processo de implantação da regulação ambulatorial, hospitalar ou de urgência, em seu território além de coordenar suas funções técnicas e executar suas ações operacionais.

Introdução à Regulação no SUS

O curso introdutório do Programa traz uma revisão literária da legislação e das normativas relacionadas à regulação em saúde para aprimorar a concepção e o conhecimento dos trabalhadores-estudantes referentes ao processo de regulação no atual contexto do SUS.  

Os estudantes serão convidados a refletir sobre o processo de regulação no seu território e a conhecer como outras regiões têm organizado e estruturado as Centrais de Regulação e Complexos Reguladores. Ao final do curso, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

·         Aplicar os conceitos e ferramentas da regulação em saúde como instrumento de trabalho nas centrais de regulação e complexos reguladores;

·         Incorporar as diretrizes da implantação de complexos reguladores;

·         Aplicar as ferramentas, arranjos e dispositivos para regulação em saúde no SUS;

·         Atuar na organização e estruturação do processo de regulação local.

Público-alvo: Profissionais que atuam em serviços de regulação, com curso de graduação concluído indicados pelos gestores estaduais, a partir de critérios estabelecidos pela CGRA.

Demais interessados podem acessar todo o conteúdo do curso, como visitantes. Nesse caso, sem certificação.

Acesso ao curso: pelo link.

Carga horária: 45 horas

Regulação nas Redes de Atenção à Saúde

O curso aborda os aspectos conceituais das Redes de Atenção à Saúde; regulação nas Redes de Atenção à Saúde; Atenção Básica nas RAS e na regulação em saúde no SUS. Ao final deste curso espera-se que os trabalhadores-estudantes possam:

·         Planejar o acesso aos serviços de saúde com base nos conceitos das Redes de Atenção à Saúde (RAS);

·         Incorporar os instrumentos que auxiliam a operacionalização das RAS;

·         Utilizar os dispositivos da rede de atenção à saúde para oferecer a assistência integral;

·         Realizar o planejamento das ações de saúde considerando o papel da atenção básica como coordenadora do cuidado.

Público-alvo: Profissionais que atuam em serviços de regulação, com curso de graduação concluído indicados pelos gestores estaduais, a partir de critérios estabelecidos pela CGRA.

Demais interessados podem acessar todo o conteúdo do curso, como visitantes. Nesse caso, sem certificação.

Acesso ao curso: pelo link.

Carga horária: 15 horas

 

Em breve:

Regulação do Acesso Ambulatorial

Regulação da Assistência Hospitalar

Regulação das Urgências