Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante da Rede UNA-SUS, e a Coordenação Geral de Regulação e Avaliação (CGRA) do Ministério da Saúde oferecem o Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde.

O Programa é composto por cinco cursos, que totalizam 180 horas/aula e traz a discussão não só da base conceitual da Regulação em Saúde e suas dimensões de Sistemas, Atenção e Acesso, mas também busca introduzir a discussão técnica e operacional da Regulação do Acesso, visando facilitar aos profissionais o entendimento de como planejar, implantar e executar as ações de regulação no SUS.

Os estudantes poderão escolher entre fazer todos os cursos e, ao final, receber o certificado de conclusão de um curso de aperfeiçoamento profissional, ou participar dos cursos que acharem mais interessantes e receber a declaração de conclusão dos mesmos.

Após a conclusão da formação, os trabalhadores-estudantes estarão aptos a planejar e conduzir o processo de implantação da regulação ambulatorial, hospitalar ou de urgência, em seu território além de coordenar suas funções técnicas e executar suas ações operacionais.

O curso Regulação das Urgências tem como objetivo mostrar que o processo de trabalho da regulação desponta com enorme potencial de organização dos fluxos de atenção às urgências e, mais do que isso, como poderosa ferramenta de inclusão, de defesa dos direitos dos pacientes e garantia de acesso equânime aos acometidos por agravos agudos, de qualquer natureza.

Para isso, o curso orienta a aplicação de conceitos e ferramentas apresentados na Política Nacional de Atenção às Urgências; capacita os trabalhadores de saúde na utilização de dispositivos da Rede de Atenção à Saúde no processo de trabalho da regulação das urgências e também no gerenciamento das centrais de regulação das urgências em conformidade com a Política Nacional de Humanização.

 Matrículas: de 22 de maio a 22 de julho, pelo site.

Público-alvo: Profissionais que atuam em serviços de regulação, com curso de graduação concluído. Demais interessados não recebem certificação, mas têm acesso a todo o curso como visitante.

 Carga horária: 45 horas

O curso busca fortalecer a capacidade de gestão municipal e estadual trazendo uma reflexão sobre a atuação dos profissionais da central de regulação enquanto agentes da Política Nacional da Regulação, com destaque para a interface com a Política Nacional de Atenção às Urgências e a Atenção Básica na Assistência Hospitalar.

São abordadas questões voltadas aos diversos níveis de atenção à saúde, discutindo de forma clara o papel de todos os atores nas respostas às demandas e necessidades de saúde, do planejamento à execução. 

 Público-alvo: Versão com certificação -  disponibilizada aos profissionais de saúde indicados pelos gestores estaduais.

  Acesso como visitante (sem certificação) - interessados no tema.

 Matrículas: até 29 de maio e acessar os conteúdos como visitantes, pelo site do Programa.

 Carga horária: 30 horas

Regulação do acesso ambulatorial

O curso é dividido em duas unidades: Regulação do Acesso a partir da Atenção Básica e Central de Regulação Ambulatorial (CRA).

Os materiais disponibilizados instigam reflexões sobre as ações regulatórias a partir da Atenção Básica. Numa lógica propositiva, a capacitação traz conceitos, experiências e situações-problema que levam à construção de argumentos sobre as ações promotoras da regulação do acesso nas Unidades de Saúde (US) e na Central de Regulação Ambulatorial (CRA).

O conteúdo também traz ainda a discussão sobre as atribuições do Regulador enquanto agente fomentador, articulador e integrador dos pontos de atenção de uma Rede de Saúde e seu papel como operador da Central de Regulação Ambulatorial.

Matrículas: Matrículas encerradas! Aguarde nova turma. 

Público-alvo:Versão com certificação -  disponibilizada aos profissionais de saúde indicados pelos gestores estaduais.

Acesso como visitante -  interessados no tema.

Carga horária: 45h

Regulação nas Redes de Atenção à Saúde

O curso aborda os aspectos conceituais das Redes de Atenção à Saúde; regulação nas Redes de Atenção à Saúde; Atenção Básica nas RAS e na regulação em saúde no SUS.

Público-alvo: Profissionais que atuam em serviços de regulação, com curso de graduação concluído indicados pelos gestores estaduais, a partir de critérios estabelecidos pela CGRA.

Demais interessados podem acessar todo o conteúdo do curso, como visitantes. Nesse caso, sem certificação.

Matrículas encerradas! Aguarde nova turma. 

Carga horária: 15 horas

 

Introdução à Regulação no SUS

O curso introdutório do Programa traz uma revisão literária da legislação e das normativas relacionadas à regulação em saúde para aprimorar a concepção e o conhecimento dos trabalhadores-estudantes referentes ao processo de regulação no atual contexto do SUS.  

Os estudantes serão convidados a refletir sobre o processo de regulação no seu território e a conhecer como outras regiões têm organizado e estruturado as Centrais de Regulação e Complexos Reguladores.

Público-alvo: Profissionais que atuam em serviços de regulação, com curso de graduação concluído indicados pelos gestores estaduais, a partir de critérios estabelecidos pela CGRA.

Demais interessados podem acessar todo o conteúdo do curso, como visitantes. Nesse caso, sem certificação.

Matrículas encerradas!  Aguarde nova turma. 

Carga horária: 45 horas