Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV

Produzido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, o curso é ofertado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). O objetivo é fornecer subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Para isso, o curso aborda os procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas.

É composto por quatro atividades educacionais, que abordam desde a realização de exames e acompanhamento clínico, até a definição de fluxos para adoção de medidas para controle de infecção e a oferta de medicamentos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV. Por isso, é necessário tratar as doenças de forma conjunta.

 Matrículas: encerradas! 

  Público-alvo: Profissionais de saúde de nível superior, especialmente os que já atuam em serviços que prescrevem ou indicam antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA).

  Carga horária: 15 horas