Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Perguntas Frequentes

Para sanar suas dúvidas consulte nossa sessão de perguntas frequentes ou entre em contato pelo nosso suporte.

Perguntas Frequentes

Cursos ofertados pela UNA-SUS

Quais os cursos oferecidos no âmbito da UNA-SUS?

O Sistema UNA-SUS oferece cursos em diversas áreas da saúde pública e em diversos níveis acadêmicos: aperfeiçoamento, especialização e mestrado.

Para acessar a lista dos cursos ofertados consulte a Plataforma Arouca.

Os cursos são todos via internet?

Sim. Contudo, é necessário ler atentamente o edital de convocação do curso, pois pode haver a necessidade de encontros presenciais.

Quanto custa para o aluno?

Os cursos oferecidos pelo Sistema UNA-SUS são gratuitos, realizados com recursos provenientes dos impostos pagos por todos nós.

Não há quaisquer taxas ou custos, além da necessidade do aluno ter acesso à internet.

Qual a duração dos cursos?

A duração de cada curso pode variar de acordo com o nível acadêmico (aperfeiçoamento, pós-graduação, mestrado) e também com a disponibilidade de tempo que cada aluno terá para estudar o material disponibilizado e fazer os exames necessários para conclusão.

Consulte o edital do curso desejado para obter informações mais detalhadas.

Quais os requisitos para inscrição em um curso ofertado?

Esses requisitos podem variar dependendo do público-alvo (por exemplo, apenas para enfermeiro, gestores, auxiliares, médicos, entre outros), no nível acadêmico (se nível médio, ter graduação completa, etc.), da localidade (pode ser um curso específico para determinada região/estado do país), aprovação do gestor responsável, entre outros.

Antes da inscrição, é importante ler detalhadamente o edital de convocação do curso que pode ser encontrado na página web da instituição ofertante.

Os cursos ofertados, bem como o link para essas instituições, estão disponíveis na Plataforma Arouca.

Os cursos oferecem certificados de conclusão?

Sim. O certificado será fornecido de acordo com o nível acadêmico alcançado pelo aluno.

Quando abrirão as inscrições para novos cursos?

Não há datas fixas para o início de novas turmas.

Para ficar sempre informado sobre novos cursos e temas ligados à UNA-SUS, acesse o Portal ou diretamente a Plataforma Arouca.

Como posso saber quais os cursos disponíveis?

Basta acessar a Plataforma Arouca. Lá você poderá fazer uma consulta e além da lista de cursos ofertados, você encontrará editais e outras informações quanto aos requisitos para inscrição, início das turmas, entre outras.

Há também o link para as páginas web das instituições de ensino ofertantes dos cursos.

Adesão de instituições

Como a instituição de ensino na qual trabalho pode ofertar um curso pela UNA-SUS?

Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria interministerial que regulamenta o Decreto nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e suas diretrizes.

A portaria também regulamenta o ingresso de novas instituições de ensino na Rede, que atualmente tem 16 participantes. Em breve, será lançado o edital de chamamento para as universidades que tiverem interesse de fazer parte da Rede UNA-SUS.

Para ter acesso à portaria na íntegra, acesse o link: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=123&data=15/07/2013

No meu município há uma grande demanda por curso em determinada área da saúde. O que devo fazer para que esse curso seja ofertado?

O Sistema UNA-SUS tem como missão atender às demandas dos gestores federal, estadual e municipal por capacitação na área da saúde. Os órgãos colegiados desse sistema estão discutindo documento definidor do fluxo de recepção e atendimento dessas demandas. Em breve disponibilizaremos esse material.

Acervo

Como posso utilizar o material disponibilizado no acervo para incluir em um curso que estou preparando?

A visualização do material disponível é livre e ilimitado.

A utilização para outros fins didáticos, incorporação em novos cursos, entre outros, devem seguir os critérios disponíveis para cada material (direitos autorais, de uso, etc), além da citação da fonte.

Produzi um excelente material sobre determinado aspecto da saúde pública. Como faço para incluir esse material no acervo de recursos educacionais?

A proposta do Acervo Educacional é disponibilizar ao público em geral e a educadores material didático de boa qualidade para acesso e utilização.

Os critérios para inserção de material será publicado oportunamente, tão logo seja concluída a discussão sobre os parâmetros de aceitabilidade.

Plataforma Arouca

O que é a Plataforma Arouca?

A Plataforma Arouca é o Sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil.

Nela estarão concentrados dados referentes a atividades profissionais e educacionais do profissional de saúde, atualmente dispersos em sistemas de informação das três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal.

O que é possível acessar na Plataforma Arouca?

Nela é possível acessar um mapa de oportunidades educacionais, de curta ou longa duração, de caráter mais prático ou acadêmico, presenciais ou a distância financiadas com recursos públicos para qualificar os trabalhadores do SUS. Visualizar as oportunidades educacionais mais próximas da sua cidade e do seu local de trabalho, obter mais informações sobre os procedimentos para conseguir uma vaga e manifestar para o Ministério da Saúde seu interesse nesses cursos.

O profissional também terá acesso a um histórico de suas atividades profissionais e educacionais, podendo comprovar sua experiência por meio de um currículo integrado. Esse histórico será alimentado automaticamente pelos empregadores e pelas instituições educacionais, e o trabalhador poderá agregar outras atividades que considerar importantes.

Também estão disponíveis funcionalidades para os gestores.

Quais as vantagens de ter meus dados dispostos na Plataforma Arouca?

A Plataforma Arouca permite ao profissional de saúde manter o histórico de suas atividades profissionais e educacionais, podendo comprovar sua experiência por meio de um currículo integrado.

Esse histórico será alimentado automaticamente pelos empregadores e pelas instituições educacionais e o trabalhador poderá agregar outras atividades que considerar importantes.

É necessário me cadastrar na Plataforma Arouca para acessar a lista de cursos disponíveis?

A pesquisa de cursos para capacitação é de acesso público, não sendo necessário nenhum cadastramento para acesso. Além das vagas ofertadas, o resultado da consulta contém links para os sítios oficiais das instituições ofertantes.

Quem pode se cadastrar na Plataforma Arouca?

A Plataforma Arouca é o sistema de informação do profissional de saúde, ou seja, todos os profissionais e gestores dessa área podem se cadastrar. Nela estarão concentrados dados referentes a atividades profissionais e educacionais do profissional de saúde, atualmente dispersos em sistemas de informação das três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal.

Como faço meu cadastro na Plataforma Arouca?

1- Acesse o endereço eletrônico http://arouca.unasus.gov.br e clique em Entrar;

2- Clique em CADASTRE-SE;

3- Informe seu CPF e clique em VERIFICAR CPF;

4- Preencha seus dados e clique em Salvar;

5- Um link de ativação do cadastro será automaticamente enviado para o seu e-mail;

6- Localize esse e-mail na sua caixa postal e clique no link de ativação presente na mensagem de finalização de cadastro.

Após ativar seu cadastro, acesse o endereço http://arouca.unasus.gov.br, clique em Entrar, e informe o CPF e a senha.

Você pode encontrar outras informações no Manual de Cadastro de Usuários da Plataforma Arouca disponível no endereço http://www.unasus.gov.br/node/158.

Esqueci minha senha da Plataforma Arouca. O que faço?

Acesse o endereço http://arouca.unasus.gov.bre clique em Entrar. Na tela de login clicar em Esqueci minha senha. Preencha o CPF e clique em SOLICITAR TROCA. Aguarde o recebimento do e-mail com o link.

Como faço para acessar os serviços da Plataforma Arouca?

Para acessar os serviços públicos da Plataforma Arouca, acesse o endereço eletrônico http://arouca.unasus.gov.br.

Para se cadastrar e obter acesso aos demais serviços, clique em Entrar.

Como faço para alterar meus dados cadastrais na Plataforma Arouca?

A alteração de dados cadastrais está disponível apenas para usuários com identidade confirmada. Os demais usuários apenas poderão trocar o e-mail de cadastro. Assim, para alterar seus dados cadastrais, faça o login na Plataforma Arouca, acesse na barra de menus, no alto da tela, a opção Minha Página e clique em Meus Dados. Você poderá personalizar seus dados cadastrais a partir de uma das fontes disponíveis.

Perdi minha senha/login de acesso ao curso. O que devo fazer?

Para reaver sua senha ou login, contate a instituição de ensino responsável pela oferta do curso.

Na página da Plataforma Arouca, você encontrará o link para essas instituições.

Como trocar minha senha da Plataforma Arouca?

Para trocar a sua senha acesse o endereço http://arouca.unasus.gov.bre clique em Entrar. Na tela de login clicar em Clique aqui para trocar sua senha.  Preencha os dados solicitados e clique em TROCAR SENHA. Aguarde o recebimento do e-mail com o link.

Como trocar o e-mail de cadastro da Plataforma Arouca?

Existem duas maneiras de trocar o e-mail do cadastro:

1- Caso tenha feito o cadastro no CPA, mas ainda não tenha conseguindo fazer nenhum login na plataforma:

Acesse o endereço http://arouca.unasus.gov.bre clique em Entrar. Na tela de login clique em Clique aqui para trocar seu e-mail.  Preencha os dados necessários e clique em TROCAR E-MAIL. Aguarde o recebimento do e-mail com olink.

2- Caso já tenha realizado login na plataforma:

Faça o login na Plataforma Arouca e localize o menu Minha Página > Meus Dados(ou caso seja um usuário básico, Minha Página > Trocar E-mail). Altere o e-mail desejado e clique em salvar. Imediatamente a plataforma enviará uma solicitação de confirmação para seu e-mail. O novo e-mail estará disponível apenas após clicar no link de ativação recebido.

Quais os serviços estão disponíveis para o “Perfil Básico” na Plataforma Arouca?

Consultar cursos, registrar interesses e imprimir certificados.

Quais os serviços que estão disponíveis para o perfil “Profissional da Saúde” na Plataforma Arouca?

Além dos serviços disponíveis para perfil básico, você poderá ter acesso ao seu Histórico Unificado, criar perfis do seu histórico; solicitar integralização de dados e personalizar os seus dados cadastrais.

Tenho cadastro no CNES. Como faço para confirmar a minha identidade na Plataforma Arouca?

1-    Acesse o endereço http://arouca.unasus.gov.bre clique em “Entrar”.

2-    Informe seu CPF e senha.

3-    Localize o link “confirme sua identidade”

4-    Informe seu CPF e a senha  novamente

5-    Responda às questões com base nos seus dados pessoais que foram cadastrados no CNES.

Você tem três tentativas por dia para responder às perguntas e validar sua identidade. Se não conseguir respondê-las corretamente, você continuará tendo acesso com perfil básico à Plataforma Arouca para consulta de cursos, registro de interesse e impressão de certificados e poderá tentar novamente mais tarde.

Caso seus dados estejam desatualizados e não consiga responder às perguntas, você precisará solicitar ao CNES, através de seu empregador, a atualização de seus dados para depois reiniciar o processo de confirmação de identidade na Plataforma Arouca.

 

Não recebi o e-mail de ativação do cadastro na Plataforma Arouca. Como proceder?

É possível que o e-mail de confirmação de cadastro tenha ido para a caixa de spam do seu e-mail. Por favor, verifique a caixa de spam e caso não localize a mensagem, entre em contato com o suporte da plataforma, através do link Fale Conosco, localizado no canto superior da tela.De qualquer forma, você pode acessar o link http://arouca.unasus.gov.br, clicar em Entrar e solicitar o reenvio do e-mail de ativação de cadastro através do link Clique aqui para reenviar o E-mail de Ativação de Cadastro, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

O que acontece se eu não ativar meu cadastro na Plataforma Arouca?

Você deve confirmar o seu cadastro em até duas semanas. Após este prazo, seu cadastro será removido. O cadastro é ativado através do link de ativação contido no e-mail que foi enviado automaticamente pelo sistema após a realização do seu cadastro.

Por que não consigo alterar o meu nome no cadastro da Plataforma Arouca?

Por uma questão de segurança o sistema não permite que seu nome seja alterado no cadastro. Para isso, entre em contato com o órgão responsável pelo fornecimento dos seus dados (fonte) e solicite a alteração.

Como faço para inserir minha experiência educacional / profissional na Plataforma Arouca?

O profissional de saúde que acessar a Plataforma Arouca pode selecionar quais experiências educacionais ou profissionais, dentre as coletadas dos sistemas oficiais, serão exibidas no seu Histórico Unificado, acessando o menu Minha Página > Meu Histórico, e selecionando a opção que deseja no campo Visibilidade Item.

Ainda nesse menu, o profissional pode incluir novas experiências, tanto educacionais, quanto profissionais, que não constem nos dados coletados dos sistemas oficiais.

Além disso, no menu Minha Página > Meus Históricos Personalizados, o Profissional de Saúde pode gerar diferentes visões do histórico, de forma a destacar as experiências relevantes para cada situação onde o histórico for utilizado.

Há a possibilidade de informações educacionais e profissionais serem editadas pelo usuário?

O histórico unificado tem como objetivo exibir o histórico profissional e educacional do profissional da saúde obtidos com base nas informações de órgãos oficiais. As informações de fontes oficiais não podem ser editadas pelo usuário. Entretanto, as informações adicionadas pelo próprio usuário podem ser alteradas a qualquer momento. Essa alteração pode ser feita através do Minha Página > Meu Histórico, acessando o link presente na coluna Descriçãodo item desejado.

Caso considere alguma informação obtida por órgão oficial incorreta, você pode marcá-lo como um item incorreto, marcando a coluna Item Incorreto. Assim, este item não será visível por ninguém, porém, a correção do dado deve ser feita pela fonte oficial.

Onde posso ver os manuais da Plataforma Arouca?

Todos os manuais da Plataforma Arouca estão disponíveis para download através do endereço eletrônico: 

http://www.unasus.gov.br/documentos.

Gostaria de trabalhar como monitor de curso da UNA-SUS. Como faço?

A execução dos cursos é de responsabilidade das instituições de ensino ofertantes, assim como a contratação de monitores, caso haja necessidade.

Consulte a instituição na qual você tem interesse em colaborar para conhecer os critérios de seleção de monitores.

A Plataforma Arouca emite certificados? Como funciona?

A Plataforma Arouca poderá emitir certificados de cursos concluídos que foram devidamente cadastrados pelos gestores do curso.  O profissional pode verificar os certificados disponíveis através do menu Minha Página > Meus Certificados, quando tiver acessando com “Perfil Básico”, ou localizar os certificado através do menu Minha Página > Meu Histórico quando tiver acessando com o perfil “Profissional da Saúde”.

O certificado é emitido no formato PDF. Ele possui um código impresso que permite consultar a sua autenticidade. Esta consulta é feita no menu Outros Serviços - Consulta Autenticidade de Documentos.

Meu nome saiu errado no certificado, como proceder?

Solicite ao gestor responsável pelo curso/certificado a correção na Plataforma Arouca.

Quais são os requisitos do microcomputador para acessar a Plataforma Arouca?

a) Microcomputador (mínimo de 2Ghz e 512 MB de RAM);

b) Conexão discada ou dedicada com a Internet;

c) Adobe Acrobat Reader 5.0 ou superior instalado ou outro software similar que seja capaz de ler arquivos PDF;

d) Acesso a correio eletrônico;

e) Possuir proteção antivírus e mantê-la atualizada;

f) Observar as boas práticas de segurança da informação e do uso de logins e senhas, que são de inteira responsabilidade do usuário;

Quais são os navegadores homologados na Plataforma Arouca?

Esta aplicação está homologada para os seguintes navegadores: Firefox, Internet Explorer 9, Google Chrome e Google Chromium.

Quem tem acesso às minhas informações na Plataforma Arouca?

Os históricos com informações profissionais e educacionais dos profissionais de saúde cadastrados na Plataforma Arouca serão disponibilizados somente quando liberados pelo profissional, após ele escolher os itens que deseja tornar públicos (no menu Minha Página > Meu Histórico selecionando as opções da coluna Visibilidade Item).

Os históricos personalizados, assim como os certificados emitidos, podem ser validados pela própria Plataforma, por meio de um código criado no momento da geração e exibido no histórico.

Erro ao acessar a Plataforma Arouca.

Caso você tenha problemas frequentes para acessar a Plataforma Arouca verifique se a versão do seu navegador, por exemplo, Internet Explorer, não esta muito defasada, ou seja, numa versão muito antiga. Verifique os navegadores homologados na Plataforma Arouca.

Fui desconectado do sistema, como proceder?

Após efetuado o login, caso o sistema permaneça ocioso por 20 minutos, por medida de segurança, o usuário será automaticamente desconectado. Para voltar a acessar a Plataforma Arouca, basta se autenticar novamente.

O que é “confirmação de identidade”? Vale somente para quem tem cadastro em órgãos oficiais?

Sim. Atualmente, para o profissional que tiver cadastro, por exemplo, no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, é exibida a opção de confirmação de identidade na Plataforma. Após fazer o cadastro na Plataforma Arouca, o sistema verifica automaticamente o seu CPF nas bases de dados oficiais.  Uma vez identificado algum cadastro nestas bases, o sistema exibe opção para você fazer a confirmação da identidade, apresentando perguntas que deverão ser respondidas para confirmar sua identidade baseando-se nos dados das bases oficiais. Respondidas corretamente, você passa a ter o perfil de “Profissional da Saúde” ao invés de “Perfil básico”. Com este novo perfil, você pode acessar o seu Histórico Unificado, criar históricos personalizados com base nas informações contidas no histórico unificado, solicitar integralizações, dentre outros serviços.

Qual o significado da mensagem: “Você está acessando a aplicação com um perfil básico. Para ter acesso a mais funcionalidades, como a edição de seu histórico, confirme sua identidade”?

Significa que a Plataforma Arouca verificou que você possui dados em bases oficiais, mas ainda não confirmou sua identidade. Após esta confirmação o sistema permitirá seu acesso a mais funcionalidades, como a edição do seu histórico.