Geral

Vacina contra HPV está disponível nos postos de saúde de todo o país

- Ascom SE/UNA-SUS



Mais de 3 milhões de meninas já foram imunizadas contra o HPV. O número representa 83% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano.


Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

Os profissionais de saúde  que atuam na campanha de vacinação, especialmente médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem podem abranger seus conhecimentos com o curso  Capacitação – Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O curso é oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS. As inscrições podem ser realizadas até 15 de junho. Acesse a página do curso: http://www.unasus.gov.br/cursos/hpv

Quem ainda não vacinou pode ir aos postos de saúde durante todo o ano. A vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país. Confira o depoimento de quem já recebeu a primeira dose da vacina:

Sofia, 12 anos.

Isabelle, 11 anos.

Júlia, 11 anos.

 

ATENÇÃO: as inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de setembro!

Notícia atualizada em 16/06/14

Fonte: Blog da Saúde, editada pela UNA-SUS.