Geral

Universidades da Rede UNA-SUS tratam de ajustes do game Pratica SUS

- Ascom SE/UNA-SUS



O encontro das Universidades Federais de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e do Maranhão (UFMA), integrantes da Rede UNA-SUS, na última segunda-feira (09), tratou dos ajustes de produção do game Prática SUS.

O projeto Pratica SUS, é um jogo, desenvolvido pela UFMA em parceria com a UFC, UFPE, UERJ e UFCSPA, que está sendo desenvolvido na plataforma Unity3D, em que os conteúdos são trabalhados a partir da resolução de casos clínicos e visa facilitar a fixação do conteúdo dos cursos ofertados aos profissionais da rede pública de saúde, dando mais realidade ao processo de ensino, permitindo maior interação ao aluno.

No game, que será sempre programado a partir de casos clínicos, o aluno poderá, por exemplo, realizar atendimento a um paciente virtual, fazer o diagnóstico e prescrever exames e procedimentos que julgar adequados, recebendo, ao final de cada ação, um feedback ao usuário referente às suas ações no jogo.

O protótipo, que já foi testado por profissionais de saúde de Porto Alegre (RS), foi apresentado às equipes das quatro universidades durante a oficina. Para o coordenador de Tecnologias e Hipermídias da UNA-SUS/UFMA, Rômulo Martins, esse momento de teste foi importante, pois permitiu enxergar outros olhares dentro do game. “Estamos vendo outras nuances dentro dessa perspectiva, pois não tínhamos uma visão jogando e agora temos, o que nos permite fazer as devidas adequações”, explica.

Para a coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA, Alessandra Dahmer, os encontros presenciais, em forma de oficinas, são muito importantes para o alinhamento dos trabalhos.“O encontro presencial periódico é muito importante para que o trabalho convirja em um resultado muito bom e, como já pudemos observar hoje, estamos com resultados muito interessantes,” afirma.

Iniciado há dois anos, em conjunto com as cinco universidades, o projeto Pratica SUS, que já está na sua fase final, apresenta um formato mais adequado para a sua finalidade. É o que afirma o gerente de Inovação Tecnológica da UNA-SUS/UFCSPA, Rodrigo Alves Tubelo. “Hoje temos algo mais concreto, algo que será útil para o profissional da saúde, por ser baseado em evidências, e algo que possui comunicação com base de dados que, de forma educacional, vai conseguir avaliar como está o desempenho dos alunos e futuramente utilizar esse jogo para projetos de pesquisas dentro da universidade” explica.

Segundo Rômulo Martins, o game, após esses últimos ajustes, deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2015.

Fonte: UNA-SUS/UFCSPA