Geral

Universidades da Rede UNA-SUS apresentam experiências exitosas e lançam livro virtual

- Claudia Bittencourt



Terra de sol, mar e uma cultura encantadora, o Ceará também é lugar de Ciência. O estado sediou a I Mostra de Experiências Exitosas da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que ocorreu na última terça-feira, 17 de novembro. "É com muita alegria que Fortaleza, capital cearense, recebe representantes de toda Rede, dos veteranos aos mais novos", disse Henry Campos, Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, uma das primeiras instituições de ensino a integrar a Rede UNA-SUS. 

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

Durante a cerimônia de abertura, o Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Eduardo de Campos falou sobre o crescimento do Sistema e o desafio de qualificar os profissionais de saúde da maneira correta. Segundo o secretário, "era fácil seguir pelo caminho do corporativismo e impor uma formação formatada, mas o Ministério da Saúde optou por aproveitar o potencial das universidades públicas e o resultado é este que vemos, um trabalho fantástico", afirmou. 

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

O assessor especial da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Aristides Oliveira, explicou que as universidades reforçam o papel estratégico da UNA-SUS nas ações do MS. "Trabalharemos juntos em agendas que vão desde a implementação das Redes de Atenção, até programas assistenciais estratégicos e de provimento profissional", disse.

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

Ainda durante a solenidade, o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco, Hermano Perrelli, destacou a importância do capital humano na busca da excelência na prestação de serviços nas áreas de saúde e educação. "Tão importante quanto os capitais financeiro e ambiental, é o capital humano neste processo de qualificação dos profissionais que estão na ponta, recebendo estes pacientes que chegam em busca de um atendimento de qualidade", disse. 

Também estiveram presentes na abertura a assessora da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Adriana Coser e o ex-secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), atual professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro.

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

A Mostra prosseguiu com a realização das três mesas temáticas previstas. Na primeira, trabalhos sobre os cursos de Especialização. O coordenador de Avaliação e Monitoramento da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos falou sobre a percepção dos egressos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) em relação ao curso de especialização.

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

Destaques para os que trataram da Saúde da Família: Três estratégias pedagógicas para motivar os alunos em um Curso de Especialização em Saúde da Família, apresentado por Alessandra Dahmer da UFSCPA; Sistema para elaboração de TCC, os Trabalhos de Conclusão de Curso, apresentado por Deise Warmlimg da UFSC; Ensino a Distância em Saúde: experiências da Universidade Federal de Pernambuco por meio do Sistema UNA-SUS, apresentado por Josiane Machiavelli. Outros trabalhos apresentados foram: Ferramenta de acompanhamento de alunos: Curso de Especialização Saúde do Idoso, apresentado por Márcia Taborda, da UERJ e Planejamento local em saúde: o papel dos seminários integradores no Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UnB, apresentado por Rafael Mota Pinheiro, da UnB.

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

A Mesa 2 teve como tema os Cursos Livres. Um dos trabalhos apresentados veio da UFMG, considerada pioneira na Rede UNA-SUS. O coordenador Edison José Corrêa lembrou de como tudo mudou nos últimos anos. "Éramos poucos, as ferramentas mais complexas e o alcance menor. Hoje, nos multiplicamos, tudo está mais simples, chegamos onde não imaginávamos e estamos dividindo estas experiências", comemora. 

O coordenador de Gestão do Conhecimento da SE/UNA-SUS, Vinicius Oliveira, discorreu sobre as estatísticas de acesso dos cursos abertos UNA-SUS. Outros temas contemplados foram: o aperfeiçoamento para profissionais dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família de Mato Grosso do Sul (UFMS), apresentado pela coordenadora Vera Lúcia Kodjaoglanian; Desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis como foco na formação de profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família, por Rômulo Martins França; Resumo de Experiências do Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental, por Maria Izabel de Freitas Filhote da UFRJ;

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

A integração Ensino-Serviço foi o tema da Mesa 3 da qual participou Anacláudia Gastal Fassa, da UFPel. A universidade tem alunos em sete estados, entre eles, alguns do Norte do país. Um orgulho para a pesquisadora. "É uma alegria imensa levarmos educação de qualidade a profissionais que estão em áreas de difícil acesso, remotas.  Ouvir o depoimento desses alunos é emocionante. Saber que você colabora com esse processo de integração que ajuda a melhorar a Saúde em todo o Brasil", conta. 

A mesa teve mais quatro apresentações: Nicanor Rodrigues, da UNIFESP, falou sobre um método participativo para a elaboração de novas ofertas da UNA-SUS: o caso da formulação do Curso de “Formação de Preceptores para o SUS”; Inovação, educação a distância e tecnologias digitais na área da saúde, apresentado por Lídia Eugênia Cavalcante, da UFC; Recursos tecnológicos no desenvolvimento de materiais, por Maurício de Seta, da ENSP/FIOCRUZ e o Papel do Gestor do SUS e a Experiência de Avaliação do PROVAB e Mais Médicos, apresentado por Carlos Alberto de Oliveira.

Encurtar distâncias, aumentar o conhecimento, impossível não sair ganhando. Para Luciane Lima, coordenadora do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Amazonas, a mais recente integrante da Rede, participar da Mostra valeu todo o cansaço da viagem até o Ceará. "Passamos a fazer parte da Rede UNA-SUS agora. Estamos aprendendo tudo e, com todos esses relatos, vai ser mais difícil errar", aposta a 'caçula' do grupo. 

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

Para o coordenador de Gestão do Conhecimento da UNA-SUS, “a reunião foi um sucesso, todos ficaram impressionados com a riqueza dos relatos apresentados”, avaliou Vinicius de Oliveira. Ele explica ainda que um dos frutos da reunião foi o compromisso da realização de um workshop com as universidades, sobre elaboração de projetos, previsto para janeiro de 2015.

O secretário executivo, Francisco Campos afirmou que todos ficaram impressionados com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. “Vencemos muitos desafios e cada instituição tem dado o melhor de si, realizando ótimos trabalhos”, disse.

Lançamento do livro virtual

A I Mostra de Experiências Exitosas da UNA-SUS foi encerrada com o lançamento do livro virtual "Relatos do Uso de Tecnologias Educacionais na Educação Permanente de Profissionais da Saúde no Sistema Universidade Aberta do SUS". Em clima de celebração e informalidade, a cerimônia foi conduzida pelos organizadores do e-Book: Cristine Gusmão, da UFPE, Vinícius de Araújo Oliveira e Carlos Alberto Pereira de Oliveira, ambos da Secretaria Executiva da UNA-SUS. Para acessar ao livro, clique aqui.

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais

O livro é composto por artigos escritos por pesquisadores de várias instituições que integram a Rede UNA-SUS e alcançaram resultados positivos dentro de suas áreas de atuação. Cada um recebeu uma cópia do e-Book. 

De acordo com Cristine Gusmão, "o livro foi um desafio porque o tempo para apresentá-lo era curto. Entretanto, a vontade de fazê-lo foi maior. Foi do tamanho do comprometimento dos pesquisadores e o resultado é este: a junção do que foi produzido de melhor até hoje na rede, para registrar o que as primeiras instituições fizeram até hoje e incentivar as que chegam agora". 

Foto: Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais
 
Para o representante do Ministério da Saúde, Aristides Oliveira, a Mostra foi um sucesso. "Nos conhecemos melhor, trocamos experiências e ficou claro como o nível da Rede UNA-SUS é homogêneo. Os trabalhos desenvolvidos em nossas quase 40 universidades se somam de uma maneira muito harmoniosa e o sistema só tem a ganhar", ressaltou. 

 

Fonte: Texto original de Marjones Pinheiro, da Universidade Federal de Pernambuco; com informações de Cheila Raquel, da Comunicação MS Nordeste e edição de Claudia Bittencourt, da SE/UNA-SUS.