Geral

UNA-SUS/UFSC lança Sistema de Gestão Acadêmica para o Moodle

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta semana, a Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC), integrante da Rede UNA-SUS, lançou Sistema de Gestão Acadêmica para o Moodle. O produto é oriundo de parceria entre Departamento de Saúde Pública da UFSC e Ministério da Saúde, por meio de projetos do Sistema UNA-SUS. O objetivo é coordenar os milhares de alunos inscritos e as atividades que desenvolviam em cada curso.

Arte: UNA-SUS/UFSC

SOBRE O SiGA

O plugin disponibiliza relatórios dentro dos cursos no Moodle, permitindo uma visão gerencial para acompanhamento de um curso e de suas disciplinas.

Por meio desses relatórios a equipe administrativa de um curso consegue, em apenas uma tela e com poucos cliques, visualizar o andamento de cada aluno nas atividades esperadas, o tempo que cada tutor leva para avaliar uma atividade ou sínteses quantitativas de completude das disciplinas e do curso.

Além disso, é possível verificar graficamente o padrão de uso do ambiente virtual pelos tutores. O SiGA também permite maior rendimento do trabalho dos próprios tutores, pois ao entrar o Moodle, basta o tutor acessar ao relatório de sua turma e verificar, em uma tela única, quais atividades de seus alunos precisam de sua avaliação.

Os relatórios levam em consideração regras de cada curso Moodle, como agrupamentos, a inscrição ou não do estudante nas disciplinas, em grupos de tutoria ou em grupos do curso, prazos definidos pelo Completion Tracking, regras de definição de notas, entre outras.

PRINCIPAIS RECURSOS

SÍNTESE DE ATIVIDADES CONCLUÍDAS

Acompanhar o desempenho dos estudantes em cada grupo de tutoria por meio do resumo dos módulos concluídos. O resultado é apresentado em números e proporção de estudantes concluintes em cada atividade e/ou módulo.

ACESSO DOS TUTORES

Verificar a quantidade de horas que os tutores ficam online com esse simples e poderoso recurso disponível no pacote de soluções SiGA. O relatório de acesso dos tutores está disponível na versão simplificada, que informa se o tutor acessou ou não o AVEA no dia, e na versão completa, que informa a quantidade de horas online em cada dia.

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES

Ter em mãos a possibilidade de acompanhar a atribuição de notas por parte dos tutores. Garantia de que os estudantes estão recebendo o acompanhamento adequado e melhore os seus resultados.

ATIVIDADES CONCLUÍDAS

Acompanhar, a qualquer momento, a conclusão de tarefas dos seus estudantes acessando o relatório completo.

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES

Acompanhar o desempenho dos estudantes em cada grupo de tutoria através do resumo das atividades concluídas. O resultado é apresentado em números de estudantes e porcentagem facilitando a coordenação de tutoria.

Saiba mais sobre a criação do projeto e a importância dele na reportagem.
E para ter acesso a todo o sistema e maiores detalhes, clique aqui.

Fonte: UNA-SUS/UFSC