Geral

UNA-SUS/UFPel realiza Sessão de Defesas de TCC em três estados

- Ascom SE/UNA-SUS



Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel) realiza, de 23 de setembro a 2 de outubro, mais uma rodada de apresentações de Trabalhos Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da instituição. As defesas ocorreram em Teresina/PI, Natal/RN e Pelotas/RS.

Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/

Em Teresina, nos dias 22 e 23, ocorreram 87 defesas. No total desta etapa de Defesas de setembro, incluindo outras 72 que ocorreram em Natal e 176 em Pelotas, serão defendidos 335 trabalhos.

Durante o evento, foram apresentados os Trabalho de Conclusão dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. No âmbito dos programas de provimento do Ministério da Saúde, a UFPel é responsável pela formação de profissionais da saúde em sete estados do Brasil.

O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população.

O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC. Somando as últimas Defesas de agosto, ocorridos em Pelotas e em quatro estados do norte do país, a Especialização da UFPel já certificou 1547 profissionais da saúde em Saúde da Família.

Na mesa de abertura do evento em Teresina, a coordenadora do curso Anaclaudia Fassa ressaltou a satisfação da equipe da UFPel em estar pela quarta vez em Teresina e mencionou a forte relação do curso de Especialização da UFPel com o serviço – destacando a proposta pedagógica da especialização, fortemente baseada na realidade das UBS onde os estudantes estão atuando profissionalmente.

Fassa ressaltou a importância da presença e atuação dos profissionais estrangeiros no Brasil, que trabalham na assistência a populações desprovidas de serviços de saúde. “Hoje, podemos  dizer que temos médicos atuando em todos os municípios do país”, afirmou.

Além de Fassa, estiveram presentes na mesa de abertura das defesas de Teresina, a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa; Bernardo Eustaquio, representando a OPAS no Piauí; João Vitor Silva Barbosa, representante do PMMB no estado do Piauí; e José Antônio Carvalho, representando a Atenção Básica da Secretaria do Estado do Piauí e responsável pelo NASF no estado.

As defesas na cidade de Natal-RN, foram realizadas durante os dias 25 e 26 de setembro. Ao total, foram apresentados serão 72 trabalhos.

Na solenidade de abertura das defesas de Natal, compuseram a mesa a coordenadora do curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a coordenadora pedagógica, Elizabeth Fassa, Cláudia Melo, da Comissão Coordenadora Estadual (CCE-RN), Leda Pandolphi, secretária municipal de Saúde da cidade de Natal (SMS), Lyane Ramalho, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Dailva Bezerra, do COSEMS-RN.

Ouyaci Nascimento, reforçou a importância das intervenções realizadas no âmbito do Curso de Especialização da UFPel para melhor conhecer a população atendida, reforçar o diálogo com a gestão e para viabilizar trocas de experiências entre os atores envolvidos na Atenção Primária à Saúde (APS).

Leda Pandolhi, Secretária de Saúde da cidade de Natal dividiu sua fala entre o olhar da gestão e o olhar acadêmico, com destaque para o Mais Médicos. “Com os trabalhos realizados pelos profissionais vinculados à UFPel, uma nova visão vem sendo implementada na Atenção Básica. Academia e gestão podem dialogar furtivamente, e o Curso da UFPel mostra que isso possível”, finalizou.

Em Pelotas, as apresentações ocorrerão de 29 de setembro a 2 de outubro, período em que estão previstas 275 Defesas.

Na ocasião da solenidade de abertura das defesas de Pelotas, compuseram a mesa os coordenadores do curso, Anaclaudia Gastal Fassa e Luiz Augusto Facchini; a Secretária de Saúde de Progresso/RS, Elizete Zuffo Guaragni; o secretário de Saúde de Cerro Grande-RS, Valmor J. Capeletti e coordenadora da Atenção Básica da 3ª Coodenadoria Regional de Saúde/RS, Hilda Heinen.

Luiz Augusto Facchini saudou a importância deste momento o Departamento de Medicina Social (DMS) e para a Atenção Básica, mencionando os benefícios da modalidade de Educação a Distância no que se refere ao grande número de profissionais capacitados e do uso de tecnologias inovadoras desenvolvidas com o intuito de promover a capacitação em saúde – como as ferramentas desenvolvidas no âmbito do DMS.

O Secretário Valmor Capeletti agradeceu ao médico do Programa que está atuando no município e relatou que a população chegou a ficar cinco meses sem esse profissional. “O programa chega para atender uma população mais carente e, somado à implementação da Estratégia em Saúde da Família (ESF), contribui para a saúde dos usuários e também para a economia do município”, disse.

Anaclaudia Fassa falou da grande maratona de defesas do Curso da UFPel no mês de setembro, e ao longo do ano de 2015, com mais de 1.400 apresentações de alunos do curso, o que vem demandando um grande esforço da equipe da UFPel para viabilizar logística, pedagógico e tecnologia. Fassa citou que, provalmente, mais de 2 mil alunos serão certificados no curso até o fim desse ano.

A coordenadora também destacou o caráter diferenciado do Projeto Pedagógico do Curso, que propicia e instiga o envolvimento das equipes de saúde e mobiliza gestores em todos os estados cobertos pela UFPel. Para Fassa, os resultados alcançados por intermédio das intervenções realizadas pelos especializandos do curso impacta no serviço de outras UBS, em outros bairros, outras cidades, sendo sementes plantadas e cultivadas por todos os atores envolvidos nesse processo.

 

Fonte: UNA-SUS/UFPel, com edições da SE/UNA-SUS

Texto: Rafael Fonseca de Castro

Fotos: Ana Paula Caruso