Geral

UNA-SUS/UFPel realiza ciclo de defesas de trabalhos em Saúde da Família

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel) realizou em agosto as Sessões Acadêmicas Públicas de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família, que utiliza a estratégia da educação a distância e é ofertado pelo Departamento de Medicina Social da instituição. As apresentações foram realizadas em Pelotas/RS, Rio Branco/AC, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Macapá/AM e também foram transmitidas ao vivo.

Na ocasião, foram apresentados os TCCs dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil, que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. No total, foram defendidos 275 trabalhos.

No âmbito dos programas de provimento do Ministério da Saúde, a UFPel é responsável pela formação de profissionais da saúde em sete estados do Brasil. Desde a primeira turma, além de Pelotas, três Sessões de Defesas já foram realizadas em Teresina-PI, três em Natal-RN e duas em Manaus-AM.

O curso de Especialização em Saúde da Família habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado desse esforço é apresentado nas Defesas Públicas de TCC. Somando as Defesas de agosto, a Especialização da UFPel já terá certificado 1.564 profissionais em Saúde da Família.

Na solenidade de abertura das defesas de Rio Branco, no dia 25 de agosto, a Coordenadora do curso, Anaclaudia Gastal Fassa destacou a proposta pedagógica da especialização, que parte de uma perspectiva baseada na realidade do serviço onde os estudantes estão atuando profissionalmente. A coordenadora ressaltou também a importância da presença dos profissionais estrangeiros no Brasil, trabalhando na assistência a populações carentes/desprovidas de serviços de saúde: “temos muito a agradecer a presença dos médicos estrangeiros”, finalizou.

A integrante da Comissão Coordenadora Estadual (CCE-Acre), Marcia Moraes, destacou a importância do Programa Mais Médicos para a assistência às populações mais carentes do país, como as populações indígenas que, há muito tempo, não tinham atendimento médico.  

Leila Lopes, Márcia Abreu, Anaclaudia e Elizabeth Fassa. (Foto: UNA-SUS/UFPel)

A Coordenadora Pedagógica do curso, Elizabeth Fassa, citou as dimensões das diferenças culturais brasileiras e falou sobre as propostas de intervenção propostas pelos estudantes do curso e realizadas nas UBS. “Mesmo que o profissional não trabalhe mais na UBS, é possível que os demais membros da equipe sigam realizando as ações planejadas e em curso de implementação”.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE MUNICÍPIO DO RS ACOMPANHA APRESENTAÇÃO

O médico cubano Gilberto Almeida Rodriguez defendeu o TCC intitulado “Melhoria da atenção à saúde dos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Central, Dilermando de Aguiar/RS”. O secretário de Saúde do Município, Claudio Flores, acompanhou a apresentação do trabalho , reforçando as parcerias que vêm sendo firmadas entre as secretarias de saúde e os profissionais do Programa Mais Médicos, em prol de um melhor atendimento à saúde das populações.

Segundo dados do último Censo (2012), o município de Dilermando de Aguiar, no interior do Rio Grande do Sul, possui população de pouco mais de 3 mil habitantes e conta com o total de cinco médicos e uma equipe da Estratégia em Saúde da Família (ESF).

Secretário Claudio Flores, Anaclaudia Fassa e Gilberto Almeida Rodriguez. (Foto UNA-SUS/UFPel)

Gilberto descreveu em seu TCC que “antes da implantação do Programa Mais Médicos, a Equipe de Saúde da Família estava incompleta, não se realizava consultas no interior do município, visitas domiciliares, palestras, educação para saúde e não existia protocolo para a maioria das ações programáticas”. Gilberto ressaltou a necessidade de modificar todos esses processos de atenção e acompanhamento aos usuários.

COORDENADORA REGIONAL (RS) PRESTIGIA DEFESAS DOS PROFISSIONAIS MAIS MÉDICOS EM PELOTAS

As profissionais Michele Matos, Kátia Rocha, Marcinia Bueno (também membro da Coordenação Pedagógica do Curso de Especialização da UFPel), Regina Helena Correa da Silva e Clara Fernandes, da Coordenadoria Regional de Saúde, estiveram no Departamento de Medicina Social prestigiando os profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) nas defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Michele Matos, Kátia Rocha, Marcinia Bueno, Regina Helena Correa da Silva e Clara Fernandes. (Foto UNA-SUS/UFPel)

Todas elas relataram estarem muito satisfeitas com a atuação desses profissionais no estado do Rio Grande do Sul, assim como a população atendida: “a formação desses profissionais é muito voltada ao acolhimento e ao diálogo próximo a cada pessoa atendida”. Perguntadas sobre como a população tem recebido os profissionais do Mais Médicos, são unânimes: “a população está adorando, principalmente por ter mais tempo com os profissionais médicos, com os quais podem conversar sobre sua saúde”.

Fonte: UNA-SUS/UFPel, editado por SE/UNA-SUS