Geral

UNA-SUS/UFPel realiza ciclo de defesas de TCC em Pelotas

- Ascom SE/UNA-SUS



Nessa quinta-feira (9), foi realizada a abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O evento foi realizado em Pelotas.

O evento  apresenta os primeiros TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Pelotas, estão sendo apresentadas cerca de 54 defesas. No total desta etapa de defesas, incluindo as ocorridas em Natal, Teresina e Manaus, mais de 200 trabalhos TCC estão sendo defendidos. As Defesas em Pelotas ocorrerão dias 09 e 10 de julho.

Na solenidade de abertura das defesas de Pelotas, compuseram a mesa os Coordenadores do Curso, Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Gastal Fassa, a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa, e a Coordenadora de Avaliação, Elaine Tomasi.

Luiz Augusto Facchini mencionou que desde o início da oferta do curso, em 2011, mais de mil alunos foram certificados pelo Curso de Especialização em Saúde da Família da UFPel e que a perspectiva é que, antes de completar cinco anos, este número seja superior a dois mil. Facchini destacou a importância da estratégia de capacitação em larga escala de profissionais da área da saúde, via Educação a Distância (EaD), e a parceria da UFPel com o Ministério da Saúde na oferta dos programas de provimento, como o Provab e o PPMB. Especificamente sobre este último, destacou a relevância social deste programa, que completa 2 anos de existência, e a superação de diversas barreiras por esses profissionais culminando nas defesas de seus TCC. Hoje, de acordo com os dados apresentados por Facchini, cerca de 60% da população são atendidas pelo SUS, o que denota o grande avanço na cobertura da população brasileira.

A Coordenadora Pedagógica do Curso, Elizabeth Fassa, sublinhou a satisfação em participar deste momento rico de aprendizagem para todos, que constituem as Defesas de TCC. Elizabeth enfatizou a qualidade dos trabalhos realizados pelos profissionais do Programa Mais Médicos, apontando que esses profissionais têm perfil para atuar na saúde da família, que rapidamente conhecem e estabelecem fortes vínculos com as comunidades que atendem.

A Coordenadora de Avaliação, Elaine Tomasi, que atua fortemente no desenvolvimento de recursos educacionais do Curso, comentou sobre a importância da Especialização em Saúde da Família da UFPel mesmo após o seu término, visto a proposta pedagógica do Curso, que preconiza intervenções que incluam o monitoramento e a avaliação de ações programáticas típicas de Atenção Primária à Saúde (APS). Elaine enfatizou a disponibilidade do Curso para apoiar os profissionais para viabilizar a incorporação da intervenção à rotina do serviço, com vistas à qualificação dos serviços de saúde ofertados à população.

Anaclaudia Fassa fez questão de agradecer aos profissionais do PMMB, antes de tudo, pelo atendimento às populações mais desassistidas do Brasil. Para ela, o próximo passo, é aprimorar o serviço na saúde pública. Anaclaudia também ressaltou o grande desafio que está sendo gerir um número tão alto de alunos no Curso: mais de 2 mil alunos ativos. Destacou a superação desse desafio, principalmente no que se refere ao acompanhamento dos trabalhos dos estudantes, de forma personalizada, atentando a aspectos técnicos, mas, também, ideológicos. Anaclaudia esteve presente nas Defesas em Natal, Teresina e Manaus e enfatizou a qualidade dos trabalhos dos especializandos e a parceria formada entre eles com o Curso de Especialização da UFPel.

O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC.

Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/ e no Facebook.

 

Fonte: UNA-SUS/UFPel, por Rafael Fonseca de Castro

Fotos: Ana Paulo Caruso