Geral

UNA-SUS/UFMA participa de congresso em Tóquio, no Japão

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS/UFMA participa, de 22 a 25 de março de 2015, do 6th World Congress on Women's Mental Health em Tóquio, no Japão. Na oportunidade, a instituição irá apresentar os trabalhos: “Application for Mobile Devices About Postpartum Depression in Continuing Education of Health Professionals in Maranhão-Brazil” e o “Caring for the future Project: investing in pregnant women’s self-esteem through mental health community actions in primary health care in the state of Maranhão, Legal Amazon region, Brazil”.

O primeiro trabalho apresenta o aplicativo sobre depressão pós-parto (DPP), recurso educacional desenvolvido e utilizado pela UNA-SUS/UFMA para flexibilizar o acesso dos alunos ao livro digital, principal fonte de conteúdo dos cursos ofertados pela instituição. O aplicativo possibilita o acesso ao livro sobre DPP por meio de qualquer dispositivo móvel (tablets, smartphones, entre outros) a qualquer hora e em qualquer lugar.

Já o segundo, aborda as Medidas Diferentes e Inovadoras (MDIs) aplicadas durante a execução das ações do projeto Cuidando do Futuro na assistência prestada às gestantes em 17 municípios do Maranhão. O trabalho objetiva demonstrar a efetividade das MDIs, revelada na redução das taxas de mortalidade materno-infantil nos municípios onde o projeto foi executado.

Os trabalhos evidenciam a preocupação com a saúde mental da mulher, ofertando alternativas para a melhoria na assistência prestada a este público-alvo, tanto através do aperfeiçoamento dos profissionais da saúde, quanto através do empoderamento das mulheres dentro de suas comunidades.

O 6th World Congress on Women’s Mental é uma realização da International Association for Women’s Mental Health, um grupo multidisciplinar, que tem a missão de melhorar a saúde mental das mulheres em todo o mundo, ampliando a base de conhecimentos sobre saúde mental das mulheres e na promoção e serviços de saúde mental para o aumento da autonomia com perspectiva de gênero.

O congresso deve atrair um grande número de especialistas de renome internacional na área, incluindo, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, profissionais terapeutas, assistentes sociais, médicos de clínica geral e outros profissionais da área de saúde da mulher, pesquisadores, estudantes, formadores de opinião, que irão partilhar os seus conhecimentos e experiências sobre as melhores maneiras de melhorar o bem-estar das mulheres.

 

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA