Geral

UNA-SUS/UFMA lança três aplicativos de Língua Portuguesa

- Claudia Bittencourt



Consciente da importância das novas tecnologias para a promoção do conhecimento, a UNA-SUS/UFMA não mede esforços em oferecer recursos educacionais que contribuam com a formação dos seus alunos. Pioneira mais uma vez, a universidade lançou, na segunda-feira (09), três aplicativos de Língua Portuguesa, com dicas práticas de como ler e escrever bem, disponíveis gratuitamente, para downloads em tablets e smartphones. O lançamento aconteceu durante a Aula Inaugural da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a presença de cerca de 3.000 alunos e do professor Pasquale Cipro Neto, consultor de conteúdo dos aplicativos.

“Vimos na aula inaugural a oportunidade de ofertarmos esse importante instrumento pedagógico para os alunos que estão ingressando na universidade. Sabemos da importância desse momento para eles, em que iniciam a jornada acadêmica, e queremos oferecer, com os aplicativos, um recurso de aperfeiçoamento da fala e da escrita na nossa língua”, explicou o coordenador adjunto da UNA-SUS/UFMA, Eurides Castro Júnior, que falou, também, da parceria entre a universidade e o professor Pasquale.

“O lançamento dos aplicativos concretiza uma parceria com o professor Pasquale na produção do Curso de Capacitação em Língua Portuguesa da UNA-SUS/UFMA, a ser lançado posteriormente. Além dos três aplicativos, lançaremos mais seis, no próximo semestre, totalizando nove aplicativos que estarão disponíveis, não só aos nossos alunos, mas aos alunos da UFMA e a qualquer pessoa”, completou Eurides.

A caloura do Curso de Turismo, Alana Regina, aprovou a novidade. Segundo a aluna, os aplicativos facilitam o acesso ao conhecimento. “Acho uma iniciativa louvável, porque traz o conhecimento até nós, estudantes, que podemos ter acesso ao conteúdo a qualquer hora, em qualquer lugar, utilizando algo que hoje em dia se tornou acessível e indispensável a qualquer jovem, que é o celular”, comentou Alana.

O coordenador de Tecnologias e Hipermidias da UNA-SUS/UFMA, Rômulo Martins, destacou os investimentos que a instituição tem feito na produção de novas tecnologias e da satisfação de fazer parte do processo.

 “A UNA-SUS/UFMA tem nos dado toda credibilidade e condições para produzirmos produtos de excelência. Esses aplicativos são frutos de um trabalho de três anos que vem se concretizando a cada dia, e isso nos deixa verdadeiramente felizes e empolgados”, disse Rômulo.

Os aplicativos de Língua Portuguesa estão disponíveis, gratuitamente, aos estudantes e demais interessados, podendo ser baixados, individualmente, através dos links: http://goo.gl/pvP3V7, http://goo.gl/yvv01Q, http://goo.gl/eN9xfS. Os apps trazem conteúdo do Curso de Capacitação em Língua Portuguesa a ser lançado no próximo semestre, com certificação pela UFMA ao final do curso.

A UNA-SUS/UFMA possui exitosa experiência na criação de novas tecnologias. Já são mais de 40 apps dos conteúdos dos cursos da universidade, disponíveis no Google Play e na Apple Store, com milhares de downloads realizados.

Assista ao vídeo de lançamento dos apps, clicando no link: http://goo.gl/cKBPD2

 

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA