Geral

UNA-SUS/UFMA e SES assinam termo para capacitação de profissionais do SUS

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS/UFMA participou, nesta quarta-feira (15), do Seminário Estadual de Agentes Comunitários da Saúde e Agentes de Combate a Endemias, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Na ocasião, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, assinaram o Termo de Cooperação entre a SES e a UNA-SUS/UFMA para capacitação dos profissionais do SUS que atuam no Maranhão.

Em discurso, Flávio Dino destacou a importância da parceria entre as duas instituições para a qualificação dos profissionais de saúde do estado e defendeu um modelo de gestão em saúde que priorize a Atenção Primária.

“Só é possível assegurar a melhoria da saúde em nosso estado com a atenção primária à saúde bem feita. Investir na construção de hospitais é importante, porém não é o suficiente. Precisamos adotar um modelo de gestão em saúde que invista na prevenção, e isso se faz dando atenção aos profissionais da Atenção Básica. Daí esta iniciativa do nosso governo para, em parceria com a UFMA, ampliar todo o trabalho dos nossos agentes de saúde”, declarou o governador.

Segundo o reitor Natalino Salgado, “a escolha da UNA-SUS/UFMA para a missão de oferecer apoio técnico-científico aos profissionais de saúde do estado reflete o potencial da universidade no desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras e a credibilidade que a instituição tem demonstrado dentro da rede UNA-SUS”. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o momento sela uma parceria importante para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde do estado através da qualificação dos quase 20 mil agentes comunitários de saúde e de endemias e outros profissionais de saúde.

 “Essa parceria é fundamental. Nós precisamos melhorar a qualidade dos nossos serviços, e isso se faz através da educação permanente, da formação de recursos humanos. E vemos na UNA-SUS/UFMA um parceiro potencial, pela grande expertise na área de educação em saúde e também pela modalidade de ensino a distância, que facilitará a oferta de educação permanente a todos os profissionais de saúde do nosso estado”, disse o secretário.

Representando a UNA-SUS/UFMA, a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Regimarina Reis, fez uma apresentação sobre o atual panorama da universidade e suas contribuições com a Política Nacional de Saúde. A apresentação teve enfoque no empenho da instituição no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para contornar os problemas de conectividade em EaD, como os cursos em formato de aplicativos para dispositivos móveis. Falou ainda dá satisfação que o momento representa para a universidade.

“Posso dizer, em nome da UNA-SUS/UFMA, que estamos muito contentes em participar de uma iniciativa que representa, sem dúvida, um grande avanço para os serviços de saúde do nosso estado”, disse Regimarina.

Com o tema “Fortalecendo a integração das ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde”, o seminário contou ainda com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, diversas autoridades políticas e de cerca de seis mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias vindo de diversos municípios maranhenses.  

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA