Geral

UNA-SUS/UFMA abre inscrições para cursos de Nefrologia

- Ascom SE/UNA-SUS



O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), abre inscrições para três cursos na área. São eles: Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal, Identificação dos Grupos de Risco para Doença Renal Crônica (DRC) e Estratégias de Prevenção da DRC em Pacientes dos Grupos de Risco.

As inscrições estão abertas até 30 de junho e podem ser realizadas pelo site. O público-alvo são os profissionais da área da saúde vinculados ao SUS.

Todos possuem carga-horária de 30h e ofertarão, cada um, 500 vagas. Os cursos são gratuitos e oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor.

 

O curso Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal apresentará as diretrizes prioritárias do Ministério da Saúde relacionadas à organização das ações de Atenção às Doenças Renais no SUS. Também são abordadas questões de diretrizes, como a definição, epidemiologia, classificação e critérios para o diagnóstico da doença renal crônica. Abordará ainda os direitos e programas assistenciais voltados para o atendimento aos pacientes renais, além do tratamento de prevenção.

Já o que trata de Identificação dos Grupos de Risco para DRC apresentará o cenário nacional e mundial da DRC, assim como o perfil epidemiológico dos pacientes com a doença e os fatores de risco que podem contribuir para o seu desencadeamento nos diversos grupos populacionais.

E o curso Estratégias de Prevenção da DRC em Pacientes dos Grupos de Risco abordará aspectos teóricos relacionados às intervenções para a promoção da saúde e prevenção da DRC em grupos de risco, a partir da identificação de aspectos relevantes para a realização do diagnóstico precoce da doença, bem como a detecção e correção de causas que contribuem para a evolução da enfermidade.

Para se certificar, o aluno deverá realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70%.

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar é uma iniciativa de formação em larga escala, fruto da parceria da Universidade Federal do Maranhão com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais.

Para saber mais, acesse:  http://unasus.gov.br/cursos/nefrologia

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMA