Geral

UNA-SUS/UFC abre inscrições para curso Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas

- Ascom SE/UNA-SUS



Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso a distância sobre a “Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”. O módulo foi lançado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) nesta quarta-feira, 10, durante o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em João Pessoa (PB). Para se inscrever, basta acessar o à página da UNA-SUS. No total serão disponibilizadas mais de 10 mil vagas para todo o Brasil.


Este é o terceiro curso com tema voltado à equidade em saúde lançado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), em parceria com a UNA-SUS. Antes, foram lançados os módulos de Saúde da População Negra e da População LGBT.

Segundo o secretário substituto da SGEP, Rogério Carvalho, "a parceria com os movimentos sociais é essencial para a construção das políticas de fortalecimento do SUS com equidade". Durante o lançamento, ele agradeceu o trabalho da equipe e assumiu o compromisso de ampliar os módulos para outras políticas de equidade em saúde.

"Este módulo compõe o desafio da educação permanente para o SUS e tem como públicos principais os gestores, trabalhadores e lideranças sociais que atuam com a Saúde das populações do Campo, Floresta e Águas", enfatizou a diretora de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SGEP/MS), Kátia Souto.

Acesse aqui as informações completas sobre o módulo.

A consultora da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Lina Barreto Brasil, apresentou detalhes do funcionamento do módulo e reforçou que o curso foi construído juntamente com os movimentos sociais para incorporar reflexões sobre o atendimento e acesso dessas populações ao SUS. O módulo se divide em três unidas: vida e situação de saúde, vigilância e promoção da saúde, e atenção à saúde e práticas de cuidado.

Gislei Siqueira, integrante do MST, representou no lançamento o Grupo da Terra e todos os movimentos sociais que participaram de sua construção do módulo. "Passos como esse são fundamentais para atingir a garantia da equidade em saúde e atender às demandas da população em suas especificidades".

PUBLICAÇÕES - Dentro da mesma perspectiva da educação permanente, a diretora também apresentou duas novas publicações lançadas pela SGEP: a cartilha 'Tecendo a saúde das mulheres do campo, da floresta e das águas: direitos e participação social', que expressa compromisso do Ministério da Saúde em dar visibilidade à luta das mulheres camponesas por seus direitos, em especial à saúde; e o relatório do 1º Seminário Nacional de Saúde LGBT.

 Veja mais imagens no Flickr da SGEP.

Fonte: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, por Rodrigo Rocha

Fotos: Karina Zambrana