Geral

UNA-SUS/UERJ oferece cursos sobre judicialização e violência na Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UERJ), oferece cursos sobre Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar. Ambos fazem parte do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, parceria entre diversas Instituições da Rede UNA-SUS e o Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, gestores do SUS e trabalhadores de outras áreas correlatas às temáticas podem se inscrever até 10 de abril de 2017, pelo link.

Mais de 8.850 mil pessoas já se inscreveram nas capacitações, que tem ofertas desde 2013.

Saiba um pouco mais a respeito:

Judicialização da Saúde em Atenção Domiciliar

O curso tem carga horária de 30 horas e objetiva analisar o SUS no contexto do direito à saúde, baseado na Constituição Federal, especialmente quanto à judicialização da saúde no Brasil.

Os conteúdos tratam dos contextos que permeiam a estrutura do SUS e o direito à saúde e abordam temas como saúde pública; atuação do Judiciário no enfrentamento de conflitos entre cidadão e Estado e as premissas para se compreender o que pode ser objeto de ação judicial. Por fim, a última unidade trata da Judicialização no contexto da Atenção Domiciliar.

A aluna Patrícia Alves de Andrade, agente comunitária de saúde no Ceará, conta como foi sua experiência com a capacitação. “A metodologia é excelente. Me proporcionou estudar, adequando aos meus horários disponíveis. Eu só tenho a agradecer, pois esses cursos nos dão uma construção do conhecimento”, afirmou.

Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar

Com carga horária de 45 horas, o curso orienta quais devem ser as ações tomadas pelos profissionais de saúde em casos de violência, incluindo os processos de identificação, manejo e encaminhamento, bem como o uso do protocolo de segurança.

Serão analisados os impactos da violência na saúde e no ambiente familiar, com foco nesse tipo de situação em cada segmento populacional. Também é abordado o cotidiano do profissional da Atenção Domiciliar dentro das comunidades e áreas de maior risco.

Para saber mais e visualizar todos os cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UERJ