Geral

UNA-SUS realiza primeira reunião com novas instituições da Rede

- Ascom SE/UNA-SUS



A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) em conjunto com a Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES),  realizou, na última quinta-feira (29/05), a primeira reunião com os novos membros da Rede UNA-SUS. O evento ocorreu na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. As 20 universidades passaram a integrar a Rede após resultado do chamamento público do Edital Nº 57, de 23 de Outubro de 2013, que trata do processo de adesão.

Na ocasião, o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Heider Aurélio Pinto, afirmou que este é um momento histórico. “Defendemos a formação de recursos humanos em saúde e agora temos condições para avançar ainda mais nesse objetivo”, disse.

Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES),Heider Aurélio Pinto e o Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.
Foto: Ascom/UNA-SUS

O Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, destacou que havia grande necessidade de capacitação em locais do país que ainda não tinham sido cobertos pela UNA-SUS, e que as novas universidades terão um papel primordial nesse sentido. Das novas instituições de ensino que aderiram à Rede, sete estão no Nordeste, quatro no Norte, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sul e uma no Sudeste. Dessa forma, todas as Unidades da Federação estão cobertas pela UNA-SUS. Campos ressaltou ainda a importância da mobilização das novas instituições para ampliar a gama de ofertas e especializações, especialmente na área de Saúde da Família, para melhor capacitação dos profissionais de saúde no enfrentamento de doenças.

Foto: Ascom/UNA-SUS

Heider falou sobre a Lei do Programa Mais Médicos  e as iniciativas de reformulação do ensino da medicina, que inclui ampliação das vagas nas universidades e maior acesso à graduação, e destacou que “um dos nossos maiores desafios é fazer com que a Rede incentive a formação de professores”, afirma. O secretário da SGTES também ressaltou a importância da capacitação de outros profissionais das equipes de saúde, como psicólogos e nutricionistas “a ideia é identificar as áreas que podemos atingir além da medicina. Temos que construir um sistema que dialogue com as práticas cotidianas, para que os profissionais estejam capacitados para essas atuações”, diz.

Foto: Ascom/UNA-SUS

As universidades que aderiram à Rede irão montar uma matriz de competências para realizar a oferta de cursos, detalhando suas áreas de expetise e incluindo propostas e desenhos de suas matrizes curriculares.

Para o diretor do Departamento de Gestão de Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/MS), Alexandre Medeiros de Figueiredo, “a força do ensino a distância é a sua capacidade de alcance em larga escala”. O diretor ressaltou que, com as adesões, a UNA-SUS irá abrir o escopo de ofertas educacionais. “Vamos precisar do apoio desses parceiros para avançarmos e superarmos todos esses desafios”, remetendo-se à fala de Heider.

Foto: Ascom/UNA-SUS

O coordenador de Gestão do Conhecimento da SE/UNA-SUS, Vinícius Oliveira, afirmou que a UNA-SUS continuará a oferecer cursos com o mesmo ritmo e qualidade. Oliveira falou ainda sobre o compromisso das universidades em relação à publicação de objetos educacionais no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e da Plataforma Arouca, além de questões sobre ensino e serviço.

O processo de adesão foi iniciado 23 de outubro e encerrado em 8 de dezembro. Para participar da seleção, as instituições se cadastraram, preencheram o formulário de adesão e apresentaram os planos de trabalhos, conforme descrito no edital. A análise final das inscrições solicitadas e dos documentos foi realizada pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, por meio de sua equipe técnica, juntamente com a Diretoria de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/MS), de acordo com o edital. Os planos de trabalho e a documentação foram submetidos à análise do Colegiado Institucional do Sistema UNA-SUS em 02 de abril de 2014.

De acordo com o Decreto 7.385/2010, que instituiu o Sistema UNA-SUS, essa adesão é feita por meio de celebração de convênios e termos de cooperação com o Ministério da Saúde para a atuação articulada, visando atender aos objetivos da UNA-SUS.