Geral

UNA-SUS participa do Congresso Brasileiro e Telemedicina e Telessaúde

- Cissa Paranagua



Representantes da Secretaria Executiva e da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) participam do 7º Congresso Brasileiro e Telemedicina e Telessaúde (CBTms2015), um evento mundial que ocorre de 28 a 30 de outubro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). As discussões se darão à luz do tema “A Telessaúde para a Universalização da Saúde”.

Para o secretário executivo da UNA-SUS, e presidente de honra do Congresso, Francisco Campos, a telessaúde deve ser entendida como uma poderosa ferramenta que contribui para ampliar o acesso à medicina de qualidade, nos mais diversos e remotos pontos do planeta.

“A inexistência de barreiras geográficas entre profissionais e usuários faz com que diagnósticos e intervenções possam se dar a centenas de milhares de quilômetros. Em teoria, qualquer usuário poderia se consultar com qualquer profissional do globo. Liberta das paredes físicas dos consultórios e hospitais, a interação em saúde tem um impacto notável, que pode ser de enorme benefício à sociedade, da mesma forma que a redução da assimetria do conhecimento o é”, explica.

Campos explica ainda que há duas estratégias que fazem com que a telessaúde seja um elemento central para a ascensão da cobertura dos serviços de saúde. A primeira delas é a resposta terapêutica eficaz e imediata às situações relacionadas a casos clínicos que, sem essa tecnologia, só poderiam ser resolvidos em centros de maior complexidade. A segunda estratégia diz respeito à disponibilização de segunda opinião formativa, que contribui à capacitação dos profissionais em áreas remotas, incentivando sua permanência.

Dentre os destaques do evento, o painel "Infraestrutura e Sustentabilidade" e o lançamento do e-book “A história da Telessaúde da Cidade para o Estado do Rio de Janeiro, acontecem nesta quarta-feira, às 16h e 18h, respectivamente. O painel "A Telessaúde no Brasil e na América Latina" inicia o segundo dia de Congresso, às 9h.

UNA-SUS em peso

O coordenador de gestão do conhecimento da Secretaria executiva da UNA-SUS, Vinícius Oliveira, participará do painel Sociedade do Conhecimento e a saúde, moderado por Luiz Roberto de Oliveira. Na ocasião, explanará sobre a gestão da informação na Plataforma Arouca e Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) que podem ser utilizadas para personalizar a abordagem e oferecer conteúdo direcionado.  Vinicius também moderará o painel Tele-educação para profissionais de saúde, no qual também apresentará a Experiência da UNA-SUS.

O vice-reitor da UERJ e colaborador da Rede UNA-SUS, Paulo Roberto Volpato, será o moderador do painel sobre o uso das tecnologias como apoio às ações em saúde no estado do Rio de Janeiro. Afunilando um pouco mais o recorte carioca, o diretor do Centro Biomédico da UERJ, Mario Sérgio Alves Carneiro, ficará responsável pela moderação do painel Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a E–Saúde. Nesta mesa, a coordenadora do UNA-SUS/UERJ, Márcia Rendeiro, compartilhará as experiências do seu núcleo.

Ana Estela Haddad (USP) moderará o painel Telessaúde e os BRICS, no qual outro colaborador da Rede, Luiz Ary Messina, explanará sobre a telemedicina como oportunidade para os países continentais como o Brasil. Messina também participará como moderador do painel Infraestrutura e Sustentabilidade.

Já o médico e professor Luiz Carlos Galvão Lobo explanará sobre Tecnologias Interativas e Metodologias Ativas para Educação em Saúde em painel moderado por Gyorgy Bohn, que será premiado com o prêmio ISFTEH.

Além de compartilhar a experiência da telemedicina no telessaúde do Hospital Federal do Maranhão, a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, lançará a Saite Store, uma plataforma educacional de cursos livres em formato de aplicativos, desenvolvida pela Universidade do Maranhão. Ela também irá apresentar um aplicativo desenvolvido para os profissionais do SUS e estudantes de odontologia.  Dentro da temática odontológica, a pós-graduanda, Maria Cardoso de Castro Berry, da UNA-SUS/UERJ, abordará as expectativas e experiências em TI para profissionais de saúde bucal.

Representando o UNA-SUS/UFC, Diego Rodrigues Tavares participará do GT Informática em Saúde, compartilhando os resultados de seu trabalho de pós-graduação com o sistema de suporte sobre crianças desidratadas. Já a colega cearense e também pós-graduanda, Raquel de Melo Rolim participará do GT tele-educação na qual falará sobre o uso de jogos para a educação em saúde.

Por fim, e não menos importante, a coordenadora do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Tâmara Guedes,  será a responsável pela moderação do painel Estratégias para a ampliação da tele-educação no Brasil, no qual falará especificamente sobre o uso do Programa Telessaúde como ferramenta de apoio à formação de novos profissionais de saúde.

Para acessar a programação completa clique aqui.

O CBTms 2015 é promovido pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), em parceria com Sociedade Internacional para Telemedicina e Telessaúde (International Society for Telemedicine and eHealth – IsfTeH) e organizado pelo Laboratório de Telessaúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Fonte: SE/UNA-SUS, por Cissa Paranaguá