Geral

UNA-SUS participa de congresso internacional sobre educação a distância

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) participa do 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que ocorre de 25 a 29 de outubro, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e provoca a reflexão “Se eu fosse Ministro da Educação, faria o seguinte propósito da EAD”. O objetivo é estimular os associados e demais interessados no tema “a pensar com ousadia, imaginação e espírito desafiador sobre medidas que um Ministro de Estado poderia adotar para catapultar a EAD a uma posição de real destaque, contribuindo para o crescimento qualitativo da educação no país”, conforme a carta de apresentação do evento.

Durante cinco dias, serão realizadas, apresentações, trabalhos científicos, mesas redondas e minicursos sobre o tema.

No dia 27, representantes da UNA-SUS participaram da mesa: “Modelos e Práticas Educativas a Distância na Educação Permanente em Saúde (EPS) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Na ocasião, foram discutidas as diferentes experiências educativas das universidades participantes da Rede UNA-SUS, que criaram 43 projetos pedagógicos baseados em premissas educacionais e tecnologias.

Para debater o tema, a mesa foi composta pela coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emília Figueiredo; a coordenadora da UNA-SUS/UFPE, Cristine Gusmão; a coordenadora pedagógica da UNA-SUS/UNIFESP, Rita Lino Tarcia; a coordenadora da UNA-SUS/UFMS e Fiocruz, Vera Lucia Kodjaoglanian. A coordenação da mesa foi da consultora da SE/UNA-SUS, Edinalva Nascimento.

Em seguida, foram debatidas as “Políticas Públicas de Valorização, Formação, Provimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) Com Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos Processos Educativos”. Foram discutidos e compartilhados resultados atingidos pela UNA-SUS, especialmente no que tange ao impacto da formação de profissionais em escala, e destacando a relevância da modalidade a distância diante do contexto e do fortalecimento do SUS.

As discussões foram fomentadas pelo coordenador de Monitoramento e Avaliação e de Gestão do Conhecimento da SE/UNA-SUS, Alysson Feliciano Lemos e Vinícius de Araújo Oliveira e pelo consultor Carlos Alberto Pereira de Oliveira, da UNA-SUS/UERJ. A coordenação da mesa foi realizada por Rita Lino Tarcia.

A UNA-SUS também marcou presença nas apresentações orais, com o trabalho “A Universidade Aberta do SUS e o Programa Brasileiro de Provisão de Médico: Contando Caso”. A autoria é de Alysson Lemos, Carlos Alberto Oliveira, Edinalva Nascimento e Vinicius de Araújo Oliveira.

Também foi apresentado o poster “Adoção da Metodologia Árvore de Problemas em Projetos de Intervenção: TCC do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UNIFESP”, de autoria de Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira, da UNIFESP; Celso Zilbovicius, da USP e Rita Lino Tarcia, também da UNIFESP.

Durante o evento, também foi relançado o livro “Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS”. Lançado em 2014, a publicação é composta por artigos escritos por pesquisadores de várias instituições que integram a Rede UNA-SUS e alcançaram resultados positivos dentro de suas áreas de atuação.

Para acessar o livro na íntegra, clique aqui.

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt, com informações da ABED.