Geral

UNA-SUS participa de Campanha de Sustentabilidade

- Claudia Bittencourt



Como parte das atividades da Campanha de Sustentabilidade, a Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília está entrevistando colaboradores de diversos setores da Instituição para falar sobre as ações sustentáveis realizadas. O entrevistado de abril foi o coordenador de gestão do conhecimento da UNA-SUS, Vinícius Oliveira. Confira!

Campanha

A “Campanha de Sustentabilidade e do Consumo Consciente” foi lançada aos trabalhadores da Fiocruz Brasília durante as comemorações dos 114 anos da Fiocruz, em maio de 2014. Em meio ao crescimento da instituição em Brasília, a preocupação com o meio ambiente motivou a elaboração da campanha, que terá 12 meses de duração.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar todos os funcionários da instituição a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos materiais da Fiocruz, a fim de evitar o desperdício e o consumo de forma irresponsável. Além disso, a campanha busca contribuir para a integração de todas as áreas e setores da instituição; provocar uma mudança gradual de atitude, mais responsável e sustentável; associar o nome Fiocruz às ações de responsabilidade socioambiental, e racionalizar impactos financeiros gerados pelo uso de tais insumos.

Nesse sentido, a cada dois meses, um tema específico é abordado pela campanha – água, papel e copos plásticos, telefone e energia elétrica. A abordagem aos temas será vinculada aos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo.

A campanha conta com uma série de estratégias que possam garantir a mobilização e o engajamento dos trabalhadores ao longo de toda a ação. Entre elas, uma das mais interessantes é a criação da Liga da Sustentabilidade, um grupo formado por quatro trabalhadores de diferentes áreas, que periodicamente percorrem todas as áreas para orientar e estimular as pessoas a adotarem posturas e práticas sustentáveis. A partir destas visitas, selos serão entregues às áreas, indicando de que forma têm se articulado em prol da sustentabilidade.

Fonte: Fiocruz Brasília