Geral

UNA-SUS leva trabalhos científicos a evento internacional

- Claudia Bittencourt



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) participa, nessa semana, do evento internacional The Network: Towards Unity for Health - TUFH (A Rede: Em busca da Unidade na Saúde, em tradução livre). A conferência ocorre em Fortaleza/CE, de 19 a 23 de novembro e tem como tema Strengthening Health Professionals Education as a Policy to Improve Health (Reforçando a educação dos profissionais de saúde como uma política para melhorar a saúde).  Na ocasião, a UNA-SUS terá um espaço para a divulgação dos cursos e participa da apresentação de trabalhos científicos em formato de banner, produzidos por integrantes da Secretaria Executiva e da Rede UNA-SUS. Além da palestra ministrada pelo Secretário Executivo, Francisco Campos.

A Rede (The Network) é uma organização acadêmica de profissionais da saúde, que atua na promoção da equidade por meio da educação voltada para a comunidade, pesquisa e serviço. A conferência ocorre anualmente em diferentes regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A abertura do evento ocorreu no dia 19 e contou com a as apresentações do Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Henry Campos; Ana Estela Haddad, da Universidade de São Paulo (USP) e dos coordenadores do evento, que tem como Presidente e Vice-Presidente de Honra, respectivamente, o Ministro da Educação, Henrique Paim, e o Reitor da UFC, Jesualdo Farias. A edição 2014 do TUFH presta tributo a Nelson Mandela e à escritora e ativista dos direitos humanos norte-americana Maya Angelou. Os dois, falecidos neste ano, estão retratados em banners gigantescos servindo de cenário do palco que recebeu as autoridades.

Na última quinta-feira (20), o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos abriu a mesa Aliança de Escolas Médicas como indutora de mudanças no Sistema de Saúde - um legado da África do Sul. A palestrante foi Vanessa Burch, da Universidade de Cape Town.

No dia 21, às 10h30, Campos participa da programação científica do evento, com a palestra The Brazilian Experience: Health Reform, Primary Health, And Innovations In Human Resources For Health (A Experiência Brasileira: Reforma da Saúde, Atenção Básica e Inovações em Recursos Humanos em Saúde). A apresentação faz parte do painel que tem como tema as Tecnologias de Educação a Distância e Informação para Construção de Capacidades (E-learning and Information Technologies for Capacity Building) e será moderada por Paulo Marcondes Carvalho Junior e Ian Cameron. O painel também conta com apresentações de Oathokwa Nkomazana, da escola de Medicina da Universidade de Botswana; Michael Rowe, da Universidade de Western Cape; Tejinder Singh, de Christian Medical College, na índia.

Foto: Márcio Henrique Sanchez SE/UNA-SUS

O evento reúne estudantes e profissionais de saúde de mais de quarenta países, dos cinco continentes, possibilitando a troca de experiências e informações. As apresentações serão interativas, como sessões de cartazes temáticos, mini oficinas e sessões didáticas. Os temas centrais para apresentação de trabalhos são: sistemas de saúde, serviço e educação dos profissionais de saúde; educação baseada em comunidade e questões e tendências educacionais e recursos humanos, responsabilidade e defesa social.

STAND UNA-SUS

A UNA-SUS irá participar com um stand, no qual os participantes do evento poderão testar seus conhecimentos com Quizzes sobre Hanseníase, Dengue, Influenza e Tuberculose, temas de cursos livre online oferecidos pela UNA-SUS. “O objetivo desse espaço é divulgar as ações da UNA-SUS, especialmente o esforço na construção de cursos livres online, além da produção de recursos educacionais compatíveis com dispositivos móveis, que é um diferencial da UNA-SUS”, afirma o coordenador de Gestão do Conhecimento, Vinicius Oliveira.

Foto: Márcio Henrique Sanchez SE/UNA-SUS

A programação do evento prevê a realização de conferências plenárias, painéis, sessões temáticas de pôsteres, oficinas e sessões didáticas. Ao total, serão apresentados 12 trabalhos científicos elaborados por colaboradores da UNA-SUS. Destes, nove da Secretaria Executiva. Ao total, 11 serão em formato de banner e um será apresentado oralmente. “Nosso objetivo é relatar as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelo Sistema UNA-SUS. Além disso, durante o evento, poderemos identificar instituições com experiências semelhantes em educação em saúde no cenário mundial e, quem sabe, promover um intercâmbio de conhecimentos”, explica Oliveira.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

O coordenador de Avaliação e Monitoramento da UNA-SUS, Alysson Lemos irá apresentar o trabalho trabalho Web Portfolio: uma ferramenta de gestão fundamental para as atividades de supervisão no âmbito do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – Provab (Web Portfolio: A Key Management Tool For The Supervision Activities Within The Program For Valuing The Primary Healthcare Professional (Provab). São Coautores: Clésia da Silva Borges, Francisco Campos, Vinícius de Araújo Oliveira e Roberto Francisco Vianna.

O Projeto de intervenção no âmbito do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica: uma proposta de sistematização da UNA-SUS (Intervention Projects within the Primary Care Professional Valorization Program: A UNA-SUS Systematizing Proposal) tem como autores Aline Jacob, Soraya Lacerda, Alysson Lemos, Vinicius Oliveira e Fernanda Monteiro.

O banner Avaliação da educação a distância nos cuidados da saúde: modelação de processos multi-níveis e instrumentos na UNA-SUS (Evaluation of E-Learning in Healthcare: Modelling Multi-Level Processes and Instruments at UNA-SUS) será apresentado por Bárbara Menezes e tem como coautores Vinicius Oliveira e Alysson Lemos.

Menezes também apresenta o trabalho Uma Abordagem Estratégica para o sistema de Autoria de Casos Clínicos Interativos para E-learning (A Strategic Approach To The Authoring Of Interactive Clinical Cases For Elearning). Coautora de Rodrigues Machado Rodrigues.

Acervo De Recursos Educacionais para Capacitação de Profissionais de Saúde (Collection of Educational Resources for Health Professionals Qualification) foi tema do trabalho de Fernanda Monteiro, Aline Jacob, Soraya Lacerda e Vinicius Oliveira.

A Atenção Domiciliar, tema de Programa Multicêntrico oferecido pela Rede UNA-SUS foi tema de três trabalhos. O primeiro deles traz a Análise da Experiência da UNA-SUS com a Qualificação do Cuidado Domiciliar Focado em Cursos Direcionados ao Núcleo do Conhecimento em Cuidado Domiciliar (Analysis of the UNASUS Home Care Qualifying Experience Focused on four Courses Addressed to the Hard Core of Knowledge of Home Care). Os autores são: Leonardo Savassi, Vinícius Oliveira, Ricardo Alexandre Souza (Universidade Federal De São João Del Rey).

A Experiência da UNA-SUS na Qualificação de Cuidados Domiciliar: Análise Descritiva (The UNASUS Home Care Qualifying Experience: Descriptive Analysis), dos mesmos autores, será apresentada por Vinícius Oliveira.

A Experiência da UNA-SUS na Qualificação de Cuidados Domiciliar: desafios dos cursos com formato Multi-M (The UNASUS Home Care Qualifying Experience: Challenges of a Multi-M Format Course) foi tema do estudo de Leonardo Savassi, Vinicius Oliveira, Aristides Vitorino Oliveira Neto (Ministério da Saúde), Mariana Borges Dias (Ministério da Saúde); Lina Sandra Barreto Brasil e Francisco Campos.

Foto: Divulgação TUFH

Processo integrado da UNA-SUS para Avaliar Módulos de Educação a Distância para Profissionais de Saúde Antes do Lançamento Público (UNA-SUS Integrated Process to Evaluate Long-Distance Education Modules for Healthcare Professionals Before Public Release), de autoria de Roberto Jorge Freire Esteves, Vinicius Oliveira, Alysson Lemos, Roberto Francisco Vianna e Francisco Campos.

O trabalho UNA-SUS e a Saúde dos Idosos: Treinando a Rede de Atenção Primária (UNA-SUS Health Of The Elderly: Training The Network Of Primary Care) foi produzido pelas parceiras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNA-SUS/UERJ), Luciana Branco da Motta, Márcia Taborda, Márcia Rendeiro e Celia Pereira Caldas.

Um App Para Telefone Celular para Acesso Offline a Objetos Educacionais para Profissionais de Saúde no Brasil (A Mobile App For Access To Offline Educational Objects For Healthcare Professionals In Brazil) foi tema do trabalho que será apresentado pelos colaboradores da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE). A autoria é de Júlio Menezes Jr., Cristine Gusmão, Vinicius Oliveira.

UNA-SUS e a Estratégia de Saúde da Família no Estado do Mato Grosso do Sul (SUS Open University - UNA-SUS - And Family Health Strategy In Mato Grosso Do Sul State), dos parceiros Vera Lucia Kodjaoglanian (Fiocruz Mato Grosso Do Sul), Leika Aparecida Geniole (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), Alessandro Diogo de Carli (UFMS) e Mara Lisiane de Moraes dos Santos (UFMS).

Qual o Tema-chave de um Programa de Desenvolvimento de Capacidade Bem Sucedido? (What Is The Key Issue Of Successful Faculty Development Programme?). A questão é levantada pelos colaboradores da Universidade Estadual de Londrina (UEL/UNA-SUS), em parceria com a Secretaria Executiva. São autores: Maria José Salles, Marcia Hiromi Sakai, Ruy Guilherme Souza, Sigisfredo Luis Brenelli; Suzana Melo Franco e Katia Kiyomi Santos.

Para mais informações, acesse: http://www.the-networktufh.org/.

Leia a notícia sobre a abertura do evento produzida pela UFC aqui.

 

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS, com informações da UFC