Geral

UNA-SUS lança o curso Hanseníase na Atenção Básica

O processo de lançamento será iniciado durante 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), em Brasília.

- Claudia Bittencourt



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lança, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o curso Hanseníase na Atenção Básica. As inscrições estarão abertas a partir dessa terça-feira, 28 de outubro e o curso terá início em janeiro de 2015.  Para se matricular, clique aqui.

O processo de lançamento do curso se iniciará durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI). O evento ocorre em Brasília,  no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 28 a 31 de outubro de 2014. Na ocasião, a UNA-SUS vai integrar o stand da SVS,  no qual público da mostra terá a oportunidade de testar seus conhecimentos com os Quizes dos cursos de Dengue, Tuberculose, Influenza e Hanseníase.

O curso Hanseníase na Atenção Básica tem como tem como objetivo preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Nesse contexto, o conteúdo apresentado ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. Para tanto, são utilizados diversos recursos educacionais para promover o aprendizado. 

Além dos casos clínicos e dos quizzes - bastante utilizados nos cursos oferecidos pela UNA-SUS -, o curso conta com vídeo-aulas com explicações de especialistas no tema. Também foram produzidas dramatizações, que servem como vídeos de apoio às explicações das vídeo-aulas. Dessa forma, os conteúdos de diferentes recursos se interagem, reforçando os conhecimentos do aluno.  Além disso, são utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

“É importante ressaltar que a hanseníase pode ser controlada na Atenção Básica. Nesse sentido, o curso propõe soluções e ações factíveis para o cuidado nesse nível de atenção, com os recursos disponíveis”, afirma a designer educacional da SE/UNA-SUS, Bárbara Menezes.

O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os três aspectos do controle da doença.

Acompanhe as notícias sobre o curso no portal UNA-SUS.

EXPOEPI

A Mostra foi criada em 2001 pelo então Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI). Desde 2003 é organizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e é direcionada a equipes de vigilância nos estados e municípios como uma estratégia para qualificar esses profissionais, que atuam em diversas frentes, como controle da malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos. O público da Expoepi vai participar de oficinas e conferir painéis, mostras e debates com convidados nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o evento no site: http://www.expoepi.org/.

SERVIÇO:

Hanseníase na Atenção Básica

Inscrições:  O período para inscrições está aberto a partir de 28 de outubro de 2014 até 20 de fevereiro de 2015. O curso será iniciado em janeiro de 2015. Para se matricular, clique aqui.

Público-alvo: O curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica em todo território nacional. Posteriormente, esse curso também será oferecido especialmente para os profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos.

Carga horária: 45 horas, porém o curso poderá ser concluído em menos tempo.

Vagas: Serão disponibilizadas 5 mil vagas para profissionais de todo Brasil.

 

Fonte:  Ascom SE/UNA-SUS, com informações da EXPOEPI.