Geral

UNA-SUS lança novo módulo de Atenção Domiciliar

- Ascom SE/UNA-SUS



A Universidade Aberta do SUS, por meio da Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE), lança novo módulo do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância nessa quarta-feira (17/12).

O módulo intitulado Abordagem Domiciliar de Situações Clínicas Comuns em Adultos é voltado para médicos e enfermeiros e possui carga horária de 60 horas. As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho de 2015, pelo site: http://www.unasusufpe.com.br/cursos

Os conteúdos apesentam as principais situações clínicas comuns em adultos, descrevendo o manejo dos pacientes na atenção domiciliar e reforçando o papel do cuidador como parte fundamental da equipe de cuidado.

Serão apresentadas as seguintes situações clínicas: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, coronariopatia, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca, hanseníase, SIDA, malária, tuberculose, infecção do trato urinário, osteomielite, pós-operatório em ortopedia, transtornos psiquiátricos, abordagem ao usuário de álcool e outras drogas, esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica.

Em cada uma das situações serão tratados os aspectos conceituais, o diagnóstico, o manejo na atenção domiciliar, as orientações que devem ser fornecidas ao cuidador, o plano de alta na atenção domiciliar e quando referenciar para outros serviços.

Matrícula na versão do curso com certificação

Para realizar o curso e receber a declaração de conclusão de curso, é preciso atender às especificações abaixo:

  • Possuir dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ativo ou inativo, nas seguintes ocupações:
    • Médico(a);
    • Enfermeiro(a).

Acesso como visitante identificado

Se você não atende às especificações para acesso à versão do curso com certificação e tem interesse de participar, pode optar pela modalidade "Acesso como visitante identificado". É necessário realizar inscrição via federação, por meio do Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS), um cadastro realizado por meio do CPF, e que pode ser feito por todo cidadão para acesso ao conteúdo completo do curso, sem obtenção de declaração de conclusão de curso.

Se você não é cadastrado, faça seu cadastro aqui no CNPS. Caso encontre alguma dificuldade acesse aqui o tutorial que orienta o procedimento.

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPE