Geral

UNA-SUS lança nova oferta do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue

- Ascom SE/UNA-SUS



Nesta terça-feira, 21, a UNA-SUS lançou nova oferta do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue. Aberto para profissionais de saúde de todo Brasil, o curso é livre, gratuito, autoinstrucional e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem. 

As inscrições podem ser realizadas até 20 de novembro, pelo site.

Desde a primeira oferta, em 2012, mais de 30 mil profissionais de diferentes áreas se inscreveram no curso. A maioria, composta por enfermeiros (44,9%) seguido por médicos (30,6%) e auxiliares de enfermagem e agentes comunitários (6.4%). Destes, 13.349 profissionais concluíram o curso. 

São mais de 420 regiões de saúde cobertas com profissionais qualificados. O estado com maior número de matrículas foi São Paulo, com 3.047 beneficiados; seguido por Minas Gerais com 2.591 e Bahia, com 1.896.

O curso tem como objetivo familiarizar os discentes com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar qual seria a melhor forma de tratamento para cada paciente. No conteúdo também são abordados os principais diferenciais entre Dengue e Chikungunya.

Segundo a enfermeira e roteirista do curso, Olga Rodrigues, o curso prepara os profissionais de saúde para que possam identificar os casos de dengue, em especial, e os sinais e sintomas de dengue hemorrágica. “A partir disso, os profissionais de saúde podem diagnosticar os casos precocemente e tratá-los oportunamente, prevenindo complicações”, explica.

O curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). 

Clique aqui e faça já a sua matrícula! 

Fonte: SE/UNA-SUS