Geral

UNA-SUS lança curso sobre Saúde da População Negra nessa quarta-feira

- Claudia Bittencourt



A Secretaria Executiva da UNA-SUS e o Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde (SGTES) e de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), lançam o curso Saúde da População Negra amanhã (22/10). A cerimônia de lançamento será realizada em Brasília, às 16h30, no Auditório Emílio Ribas do Edifício Sede do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios.

A produção é da SE/UNA-SUS, com a colaboração dos Departamentos de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SGEP) e de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGETS). O curso utilizará a modalidade de ensino a distância e é voltado para um público amplo: profissionais de saúde atuantes da Atenção Básica - especialmente os participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos -, além de profissionais com graduação superior de quaisquer áreas do conhecimento que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Arte: Mychael Ribeiro

O curso debate questões relacionadas ao racismo institucional, que acaba produzindo resultados terapêuticos desiguais para os usuários do SUS. De maneira mais abrangente, pretende-se alertar aos profissionais de saúde para que, em sua rotina de trabalho, identifiquem as iniquidades étnico-raciais que impactam sobre a saúde da população negra, monitorem e avaliem os resultados das ações para prevenção e combate dessas iniquidades.

O curso e sua metodologia

A metodologia do curso “Saúde da População Negra” é interativa e utiliza perguntas e respostas comentadas. Nele, o participante avança no próprio ritmo e reflete sobre o racismo institucional e sua desconstrução sem riscos pessoais, recebendo medalhas (badges) como retroalimentação por sua aprendizagem.

Por ser dirigido a profissionais de saúde no ponto do cuidado, a estrutura do curso é do tipo “Como Fazer” e ilustrada com vídeos e infográficos. O curso pode ser acessado em qualquer momento, de qualquer lugar e de qualquer equipamento, inclusive celular.

Cada atividade trata de situações baseadas em vivências clínicas de modo que a capacitação aproxime o aluno da realidade da Unidade de Saúde.  Essas atividades auxiliam na aquisição dos recursos e entendimento necessários para implementar o encontro clínico centrado na população negra e sua cultura, baseado em evidência científica, conforme a perspectiva da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN) e do SUS.

Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN)

A Política Nacional Integral da População Negra foi instituída pelo Ministério da Saúde em 13 de maio de 2009, por meio da Portaria nº 992.  Baseada nos princípios constitucionais de cidadania e dignidade humana, ressalta o repúdio ao racismo, em busca da promoção da igualdade. Reafirma os princípios do SUS: a universalidade do acesso, a integralidade da atenção, a igualdade da atenção à saúde e a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra define os princípios, a marca, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão, voltados para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população. Inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

 

Serviço

Cerimônia de lançamento

Data: 22 de outubro de 2014

Local: Auditório Emílio Ribas do Edifício Sede do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF.

Carga horária: 45 horas, totalmente a distância e autoinstrucional.

Matrículas: de 22 de outubro a 31 de dezembro de 2014, pelo site: http://www.unasus.gov.br/populacaonegra

Período de realização do curso: 22 de outubro de 2014 a 22 de março de 2015.

 Fonte: SE/UNA-SUS, com informações e colaboração das Assessorias de Comunicação da SGTES e SGEP.