Geral

UNA-SUS lança novo curso de saúde indígena

- Cissa Paranagua



Estão abertas as inscrições para o mais novo curso sobre saúde indígena da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Produzido pela Universidade Federal de São Paulo (UNA-SUS/UNIFESP), O Fazer da Saúde Indígena tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais sobre a construção das políticas públicas de saúde para estes povos, seus contextos históricos, políticos e sociais, bem como as bases legais e a organização dos serviços de saúde indígena.

Aberto para todos os trabalhadores da saúde e demais interessados no tema, o curso tem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é inteiramente gratuito. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro de 2017, pelo site.

 

De acordo com a enfermeira, docente e pesquisadora do Projeto Xingu, Fernanda Roder Martinez, embora a área de saúde indígena tenha ganhado expressão política, acadêmica e espaço nas práticas de atenção, nos últimos anos, ainda é uma área desconhecida pela maioria dos profissionais de saúde.

“As peculiaridades e especificidades advindas da diversidade nos modos de viver dos povos indígenas - do modo como a saúde se produz nestes territórios e das suas relações interculturais com a sociedade e com o Estado - exigem competência e organização específicas dos profissionais e dos serviços de saúde para atender a esta população de forma integral”, explica.

Para Martinez, a necessidade de formação dos profissionais para atuar na Atenção à Saúde Indígena extrapola o conhecimento biomédico, exigindo competências políticas, antropológicas, epidemiológicas e de educação e promoção da saúde para qualificação do trabalho em contextos interculturais. “Cada uma das 305 etnias ou povos indígenas no Brasil tem peculiaridades psicossociais que devem ser do conhecimento dos profissionais envolvidos na atenção à saúde”, enfatiza.

Por ser ofertado online, o curso oportuniza a participação de profissionais dispersos em todo o território nacional. “Só a disponibilidade de materiais de difícil acesso, para a maioria dos profissionais, já é um avanço”, destaca a enfermeira.

Com carga horária de 60 horas, os principais temas abordados no curso são: a História da Política de Saúde Indígena; a organização dos Serviços de Saúde; o modelo de Atenção na Saúde Indígena e o trabalho da saúde em contextos interculturais. Concluídos os estudos e todas as etapas de avaliação, o certificado será disponibilizado em até 7 dias. 

 “Esperamos que esse curso possa contribuir para a formação de profissionais críticos e, consequentemente, para a efetivação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, impactando no perfil sanitário dos povos indígenas que ainda é muito negativo e excludente”, finaliza.

Para saber mais sobre esse ou outros cursos da UNA-SUS acesse: http://www.unasus.gov.br/cursos.