Geral

UNA-SUS inicia processo de validação dos módulos Provab

- Ascom SE/UNA-SUS



A UNA-SUS iniciou, em dezembro, o processo de validação dos módulos Provab.  Desde então, foram realizadas as duas primeiras oficinas com as universidades ofertantes dos novos módulos. O objetivo é avaliar os materiais produzidos pelas instituições.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, ocorreu a oficina de validação de quatro módulos, que serão ofertados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP): Acolhimento, Saúde Mental, Introdução ao SUS e Promoção da Saúde. De acordo com o consultor da UNA-SUS, Roberto Esteves, que acompanha as oficinas, o material exposto “mostrou formas interativas e cativantes de apresentar aspectos fundamentais da saúde coletiva para a realidade de profissionais atuantes na atenção básica”.

Nos dias 14 e 15 de janeiro, foram realizadas as oficinas de validação de quatro módulos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Atenção Integral à Criança 1 e 2 e Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher 1 e 2. Para Esteves, a oficina “mostra o esforço da Universidade em produzir, em tempo curto, um vasto material de alta qualidade. Além disso, as observações dos validadores deixaram os materiais mais ajustados às políticas de saúde do Ministério da Saúde”.

A próxima reunião será no dia 23 de janeiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para revisão de material e preparação para oficina de validação do módulo Doenças do Aparelho Digestivo.

O processo de validação

A partir da detecção de necessidades de formação dos profissionais atuantes no Programa, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), faz a encomenda dos módulos. A UNA-SUS, por sua vez, faz a mediação entre o MS e as universidades da Rede UNA-SUS, para que estas possam realizar a oferta.

Após a etapa de produção de conteúdos e elaboração dos materiais que serão disponibilizados no curso pela universidade, começa o processo de validação. Nesta fase, todos os recursos educacionais produzidos são avaliados com relação à qualidade e se atendem à demanda solicitada. Nesse momento, membros do DEPREPS, Departamento de Atenção Básica (DAB) e da área técnica do MS avaliam formulários online e fazem apontamentos para os documentos. Em seguida, é realizada a oficina de validação, quando os validadores se encontram com os membros da universidade para direcionar os ajustes e entrar em consenso com relação às mudanças necessárias.

A última etapa do processo é a homologação, quando se verifica que os ajustes realizados tornam os materiais qualitativamente bons para serem lançados.