Geral

UNA-SUS em destaque em premiações do Ministério da Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



Nos meses de novembro e dezembro, três trabalhos relacionados à UNA-SUS foram destaques em premiações promovidas pelo Ministério da Saúde.

O trabalho intitulado “Novas ferramentas para visualização georreferenciadas de dados: uma integração entre R e Google Maps” foi o vencedor do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, na categoria Dissertação de Mestrado. O estudo foi realizado pelo doutorando em estatística, Luís Gustavo Silva e Silva, como parte das suas atividades como bolsista do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), no projeto “Aplicação da Plataforma Arouca como ferramenta de gestão da educação permanente em saúde”. O projeto é uma parceria entre o Nescon e o Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFMG), coordenado por Edison José Corrêa (Nescon) e Márcio Luíz Bunte de Carvalo (DCC). O projeto foi financiado pela SGTES e é a base tecnológica para as análises geoespaciais da Plataforma Arouca e do Cadastro Nacional de Médicos Especialistas.

A pesquisa consiste na implementação de novas visualizações de mapas aplicados aos dados de profissionais de saúde na Plataforma Arouca, a partir da integração das linguagens KML, SVG, R e APIs, culminando na criação do aplicativo aRouca, cujas funcionalidades estão incorporados na Plataforma Arouca. Com a ferramenta, é possível a visualização de origem e destino dos profissionais de saúde de forma clara e objetiva, bem como a concentração destes trabalhadores nas diversas regiões do país. Para o pesquisador, os maiores beneficiados serão os gestoresque a partirda combinação das informações disponíveis pela Plataforma e as funcionalidades do aplicativo poderão analisar o fluxo dos médicos ao longo do território nacional, além de possibilitar o mapeamento da taxa de profissionais de saúde, identificar regiões de carência médica por especialidade, entre outros dados que podem ser obtidos com esta combinação.

“É muito gratificante receber este prêmio, pois demonstra que o trabalho desenvolvido junto à Plataforma Arouca é de grande importância para os nossos gestores, e claro, para a sociedade. Além disso, esta premiação incentiva ainda mais a interação da academia com os problemas relacionados ao acesso à saúde”, afirma.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da enfermeira Juliana Gomes, aluna de Especialização em Saúde da Família, oferecido pela UNA-SUS, por meio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi o segundo colocado na categoria monografias em duas premiações: no Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos "Lenita Wannmarcher" 2013, realizada em 13 de novembro e no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, entregue no dia 3 de dezembro. “Receber duas menções honrosas do Ministério da Saúde é, sem dúvida, uma grande vitória e motivação de sobra para continuar me dedicando a minha melhor formação e na busca pela qualidade dos serviços de saúde ofertados à população”, afirma.

No estudo intitulado “Melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários hipertensos e/ou diabéticos da USF de São Bento, Amélia Rodrigues/BA”, a enfermeira propôs um trabalho de intervenção na Unidade de Saúde da Família (USF) de seu município, após perceber que uma das dificuldades enfrentadas no local era a baixa adesão a tratamento com  medicamentos de uso prolongado.  O trabalho consistiu no monitoramento da atenção prestada aos usuários hipertensos e/ou diabéticos da USF.

 

Para Juliana, as premiações significam o reconhecimento de um trabalho realizado com muito esforço e dedicação. “Ter este apoio educacional da UNA-SUS, além de possibilitar a minha qualificação profissional e a obtenção de título de especialista, proporcionou a interação do ensino com a realidade do serviço no qual  atuo, me fazendo refletir e intervir nas necessidades da população acompanhada pela USF e promover, assim, um impacto no processo saúde-doença. Foram dois anos de muito aprendizado!”, afirma Juliana.