Geral

UNA-SUS e Fiocruz promovem Seminário sobre Recursos Educacionais

- Claudia Bittencourt



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), promoverão o Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para educação. O evento ocorrerá de 7 a 8 de abril de 2015, no Salão Internacional da ENSP/Fiocruz, Rio de Janeiro.  

As mesas do seminário serão transmitidas ao vivo. Para acessar, clique aqui. A programação das mesas está disponível aqui.

Entre os objetivos do seminário está a promoção de discussões sobre a criação e uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA), bem como os aspectos teóricos e práticos do processo de produção e publicação, considerando as Políticas de Acesso Aberto de ambas instituições.

O papel das novas tecnologias no processo educativo e os desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica também serão foco de debate. Durante o evento, também serão esclarecidas informações sobre a cadeia de produção e publicação de recursos educacionais abertos, no que tange aos direitos autorais.

O coordenador de gestão do conhecimento da UNA-SUS, Vinícius Oliveira explica que a Fiocruz e a UNA-SUS tem desenvolvido, desde 2014, uma parceria para a implantação de um sistema de produção e publicação em acesso aberto de Recursos Educacionais Abertos (REA) de forma independente, em ambas as instituições, voltados para a educação permanente em saúde.

“A implementação de REA, em conformidade com essas políticas de acesso aberto, é foi opção adotada pelas duas instituições, sendo considerada como uma alternativa significativa para a ampliação e disseminação livre do conhecimento científico e da inovação tecnológico-educacional para o Brasil”, explica.

O evento tem como temas em destaque o acesso aberto ao conhecimento aplicado à educação; a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz e do Sistema UNA-SUS e as interfaces com os REA; formação e educação permanente do SUS; o apoio das tecnologias da informação e comunicação para utilização de REA na formação e qualificação de profissionais de saúde e REA na educação em saúde.

Estarão presentes na abertura do evento a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade e o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.

Além das mesas de debate, a programação prevê duas oficinas, que contarão com a explanação de representantes da UNA-SUS sobre o Uso de tecnologias para a Produção de Recursos Educacionais Abertos e Construção de diretrizes comuns para a Política de Acesso Aberto da Fiocruz e UNA-SUS.

De acordo com o coordenador, a UNA-SUS possui experiência consolidada em recursos educacionais abertos (REA), sendo o ARES o maior repositório do gênero, com política de desenvolvimento clara, incluindo catalogação específica para educação em saúde e política garantia de qualidade. “Avançar em políticas para padronização dos REA e de gestão dos direitos autorais com o conjunto das Instituições do Sistema UNA-SUS, integrando-se com demais iniciativas da Fiocruz nessa área, é fundamental para consolidarmos os avanços e prepararmos os próximos passos”, afirma.

Serviço

Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para educação

Data: 7 e 8 de abril de 2015.

Local: Salão Internacional da ENSP/Fiocruz - Rua Leopoldo Bulhões 1480 - 4º andar

 

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da Fiocruz.