Geral

UNA-SUS auxilia na elaboração de projetos em educação e saúde no Paraguai

- Claudia Bittencourt



A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) participou da elaboração de um projeto de cooperação entre o Brasil e o Paraguai em educação e saúde. Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, os consultores da UNA-SUS Roberto Esteves e Pedro Brito participaram da Oficina de Elaboração do Projeto Colaborativo de Formação Profissional de Saúde em Atenção Primária em Saúde (Taller de elaboración del Proyecto Colaborativo de Formación de Personal de Salud en Atención Primaria de Salud). O evento foi realizado em Assunção, no Paraguai.

O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde do Paraguai. Durante a oficina, Roberto Esteves, explanou sobre a UNA-SUS, expondo dados sobre os cursos oferecidos, e apresentando a Estratégia de Saúde da Família no Brasil.

Foto: Divulgação Oficina

O projeto colaborativo em educação em saúde a ser elaborado visa à formação de profissionais na Atenção Primária em Saúde (APS) e à capacitação de integrantes das equipes de Saúde da Família do Paraguai, utilizando a educação a distância.

Para tanto, a UNA-SUS irá apoiar no desenvolvimento de cursos nessa modalidade, tendo como base os cursos oferecidos anteriormente, a exemplo da especialização em Saúde da Família, desenvolvidos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fiocruz.

“A cooperação se dará por meio da parceria entre o Ministério da Saúde paraguaio, por meio do Directora Nacional Estratégica de Recursos Humanos en Salud -  DNERHS e da Direção de APS e a UNA-SUS, para treinamento em habilidades essenciais para a prática de cuidados de saúde, com base nos princípios e técnicas da APS, em um ambiente de ação em saúde baseado em redes integradas de serviços de saúde”, conforme texto de divulgação da oficina.

Após o encontro, a proposta de colaboração será apresentada aos Ministros da Saúde do Paraguai e do Brasil.

O consultor da UNA-SUS, Roberto Esteves destacou o compromisso e engajamento do Ministério da Saúde paraguaio e demais atores envolvidos na iniciativa para com a Estratégia em Saúde da Família. “Há uma grande admiração pelo modelo de Estratégia em Saúde da Família e o modo como foi desenvolvido no Brasil, assim como pela iniciativa da UNA-SUS e seu alcance aos profissionais de saúde”. Esteves destaca ainda que o Paraguai já possui iniciativas voltadas à educação a distância no tema, especialmente nos últimos dois anos, quando o Paraguai produziu cursos de curta e média duração.

O evento contou com a participação de autoridades do Ministério da Saúde Pública do Paraguai, como a Vice-Ministra da Saúde, MariaTeresa Barán; representante da Direção Geral de APS: César Cristaldo, Luis Velázquez, Antonio Cusihuaman e Celeste Aparicio; representante da Direção Geral de Planejamento e Avaliação: Patricia Giménez; representante da Direção Geral de Redes e Serviços de Saúde: Raúl Luis Latorre Martínez e Carlos Quevedo; representante da DNERHS: Leonor Navarro, Griselda Lesme e Liliana Cabrera. A Organização Pan-Americana da Saúde do Paraguai foi representada por Hernán Rodríguez Gómez. A UNA-SUS esteve representada pelos consultores Pedro Brito e Roberto Esteves.

 

Fonte: UNA-SUS