Geral

UNA-SUS apresenta modelo de Ficha Técnica de recurso educacionais

- Cissa Paranagua



Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria Executiva da Universidade aberta do SUS (SE/UNA-SUS) apresentou oficialmente o instrumento que padroniza a descrição de informações dos recursos educacionais no que se refere aos direitos autorais. Cerca de 40 representantes de instituições da Rede participaram da webconferência.

A Ficha Técnica de recursos produzidos pelo Sistema UNA-SUS contém informações que identificam o recurso educacional, juntamente com a lista dos responsáveis, autores e demais pessoas que contribuíram na produção.

De acordo com Fernanda Monteiro, pesquisadora da área de Ciência da Informação, o instrumento foi concebido com o objetivo de unificar e padronizar o registro das pessoas envolvidas na produção de recursos educacionais para melhor gestão dos direitos autorais.

“Cada equipe de produção tem uma forma de nomear e enumerar os diferentes perfis que contribuem intelectualmente e artisticamente na concepção de um curso. Essa falta de padronização dificulta a gestão dos direitos autorais”, explica.

Desta forma, foi realizado um levantamento das diversas nomenclaturas utilizadas por instituições que fazem parte do Sistema UNA-SUS para definir os perfis e atividades relacionadas ao desenvolvimento de um recurso educacional. Diversas instituições participaram deste processo indicando problemas, sugestões e soluções que contribuíram para elaboração de um primeiro modelo.

Posteriormente, foi feito um survey para levantar alterações necessárias e validar o modelo. A partir disso identificou-se um consenso de nomes a serem adotados para tais perfis e suas atividades.

“A consolidação dessa Ficha Técnica, com sua definição, forma de uso e os perfis a serem listados, devidamente apontados, contribui para que seja dado o devido credito às pessoas que trabalharam na produção de um recurso educacional”, finalizou Fernanda Monteiro. 

Fonte: SE/UNA-SUS