Geral

UNA-SUS abre matrículas para curso Atualização do Manejo Clínico da Influenza

- Ascom SE/UNA-SUS



A partir dessa quinta-feira (12), médicos de todo Brasil poderão se matricular na nova turma do curso online Atualização do Manejo Clínico da Influenza - parceria entre a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde. A capacitação deverá atualizar os médicos atuantes de toda rede assistencial com relação ao manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

A carga horária é de 6 horas e o curso é totalmente gratuito. As matrículas podem ser realizadas até 21 de maio, pelo link. O início é imediato.

Essa é a terceira turma da Atualização do Manejo Clínico da Influenza, ofertado pela primeira vez em maio de 2013. Em 2016 o curso foi atualizado para abarcar a nova versão do Protocolo de Tratamento de Influenza, lançado pelo Ministério da Saúde em 2015.  Com a nova edição, passou a abordar questões como a posologia e administração de antivirais para gestantes e crianças. Desde sua primeira oferta, a capacitação obteve um total de 5.190 matrículas e 2.041 certificações. Os estados com maior número de inscrições foi São Paulo (967), seguido de Minas Gerais (553) e Ceará (407).

A médica integrante de uma Equipe de Saúde da Família, em Três Marias (MG), Amanda Souza Silva, já realizou quatro cursos da UNA-SUS: sobre Influenza, Hanseníase, Tuberculose e Dengue. Ela conta que costuma estudar em casa e que os casos clínicos utilizados nos cursos a motivaram na profissão, pois tornam o aprendizado mais leve e dinâmico. “Consegui assimilar mais informações, mesmo tendo pouco tempo para estudar”, afirma.

Sobre o Influenza, a médica conta ainda que conseguiu aplicar os conhecimentos em seu dia a dia de trabalho. “Alguns dos meus pacientes tiveram suspeitas de Influenza, mas nenhuma se confirmou. Nesse sentido o curso foi bem interessante, pois tive uma visão diferenciada para todas as condutas, já soube agir antes que o quadro se complicasse, logo na primeira suspeita”, conta. “O curso é muito prático e interessante. Espero que essas iniciativas continuem, pois para quem trabalha na Atenção Básica, é bom recordar os assuntos de forma didática”, torce Amanda.

O curso trata ainda do diagnóstico diferencial entre o resfriado comum de síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda grave, dos principais riscos de complicação e das medidas que reduzem a transmissão da gripe. Para dinamizar o conhecimento, um dos recursos utilizados no curso são os casos clínicos fictícios, que devem ser resolvidos pelo aluno. Também são disponibilizados vídeos com comentários de especialistas sobre o tema, além dos materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

Fonte: SE/UNA-SUS