Geral

TelessaúdeRS-UFRGS lança site para orientar a população sobre o câncer de próstata

- Ascom SE/UNA-SUS



No início do mês, o TelessaúdeRS-UFRGS lançou um site com o propósito de orientar a população sobre o câncer de próstata. A página faz parte da campanha #Novembroazul, que visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata.

O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns entre os homens, perdendo apenas para o de pele. Na maioria dos casos, a doença tem desenvolvimento lento e não gera sintomas.

No site é possível tirar dúvidas a respeito do câncer de próstata, sobre o exame de rastreamento, além de ter acesso a informativos e materiais para impressão sobre a doença e sobre a campanha. Para conferir, basta acessar https://www.ufrgs.br/telessauders/prostata.php.

Além do site lançado pelo TelessaúdeRS-UFRGS, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a Sociedade Brasileira de Urologia – RS, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o TelessaúdeRS-UFRGS, lançaram, no dia 01/11/2016 uma nota conjunta sobre o câncer de próstata. Dentre as orientações da nota estão:

A contraindicação do rastreamento populacional para o câncer de próstata, ou seja, a realização do exame de PSA para homens sem sintomas sem a discussão dos riscos e benefícios.

A orientação que homens com 45 anos ou mais e fatores de risco (história familiar ou negros) ou 50 anos ou mais discutam com seu médico os riscos e benefícios da realização do PSA e decidam, de forma compartilhada, se devem prosseguir com o teste.

Confira a nota conjunta completa aqui assinada em novembro de 2016.

 

Fonte:TelessaúdeRS-UFRGS