Geral

SUS incorpora exame de imagem para monitorar pacientes

- Ascom SE/UNA-SUS



O Ministério da Saúde anunciou que o uso do equipamento PET-CT, utilizado para detecção de câncer, será incorporado ao Sistema Único de Saúde. Três portarias publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23/04) abordam o uso do equipamento, já em vigor.

O PET-CT é um equipamento que faz associação entre tomografia por emissão de pósitrons e a tomografia computadorizada. A tecnologia é uma aposta para a revolução na identificação precoce e tratamento eficaz do câncer. O exame é útil na investigação de doença metastática em doentes de alto risco com tumor potencialmente ressecável, em particular nos casos de metástase hepática isolada. Um estudo para que o PET-CT fosse incorporado ao SUS já vinha sendo feito desde 2012.

De acordo com as portarias publicadas no Diário Oficial da União, o PET-CT será usado para a detecção de metástase de câncer colorretal, estadiamento clínico do câncer (estágio da doença) de pulmão de células não-pequenas e estadiamento e avaliação da resposta ao tratamento do linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

Linfoma de Hodgkin é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.

Contra o câncer

Existem hoje 276 hospitais habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente com câncer encontra desde um exame até cirurgias mais complexas.
 
Cabe às secretarias estaduais e municipais de Saúde organizar o atendimento dos pacientes na rede assistencial, definindo para que hospitais os pacientes, que precisam entrar no sistema público de saúde por meio da Rede de Atenção Básica. 

 

Fonte: Portal Brasil