Geral

Semana internacional do acesso aberto reúne mais de 2 mil ações no mundo

- Ascom SE/UNA-SUS



Entre os dias 19 e 25 de outubro, a Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (Sparc) promoverá a 7ª edição da Semana Internacional do Acesso Aberto, movimento criado em 2009 com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade acadêmica e científica para os benefícios do acesso aberto ao conhecimento científico e divulgar os progressos ocorridos na área.

Fiocruz participa da semana com duas atividades: os lançamentos da fanpage do seu Repositório Institucional, o Arca, no dia 21, e do Jogo do Acesso Aberto, no dia 22/10. E realiza uma série de reportagens sobre o assunto.

Até o momento, instituições de ensino superior, bibliotecas e ONGs já cadastraram mais de 2200 atividades no site da semana e ainda é possível inscrever novas ações. Para isso, basta criar um login e preencher o modelo de inscrição oferecido pelos organizadores.

Os eventos acontecerão simultaneamente em todos os continentes. Os EUA e o continente europeu reúnem a maior parte das atividades. Eles serão realizados em instituições como a University of Hawaiʻi at Mānoa, a Universidade de Columbia, a Université Toulouse (França), o Instituto Universitário de Lisboa, a University Library of TU Berlin (Alemanha), entre outras.Informações sobre todas os eventos estão disponíveis no site daOpen Access Week.

Com o movimento, os organizadores pretendem fomentar a divulgação de iniciativas e projetos no domínio do acesso livre ao conhecimento, tornar mais fácil a disponibilização de resultados científicos/acadêmicos em repositórios institucionais e incentivar a publicação de revistas científicas em acesso aberto.

A Fiocruz está alinhada com a iniciativa internacional do Acesso Aberto e criou uma Política específica sobre o assunto em março de 2014. 

Saiba mais sobre a história do movimento pelo acesso aberto no mundo no portal Scielo e no Portal de Periódicos da Fiocruz.

Leia mais:

Acesso Aberto consolida a ciência como construção permanente

Pesquisadores assíduos em arquivar no Arca comentam procedimento e importância do AA

Fiocruz participa da 6ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto 

 

Fonte: Agência Fiocruz