Geral

Saiba o que anticoncepcional e cigarro juntos podem causar

- Claudia Bittencourt



A combinação de cigarro com anticoncepcional pode causar problemas de saúde como trombose. É que alerta o médico pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles. "Mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional têm um risco maior de ter problemas vasculares e ter até trombose."

Maria* é agente de trânsito de Brasília, fuma e usa anticoncepcional. Há quase um ano, ela sofreu um derrame, mas não teve sequelas. "Eu só fumo quando estou bebendo, mas eu não falei para o médico que eu fumava". Meirelles alerta que o problema pode ter sido causado pela combinação entre as substâncias. “É preciso ter muito cuidado e sempre passar pela avaliação do médico. Se a mulher é fumante e usa o anticoncepcional, ela tem que parar um dos dois. De preferência, com o cigarro”.

O Sistema Único de Saúde acolhe as mulheres que usam anticoncepcional e não conseguem parar de fumar. De acordo com Meirelles, existem mais de três mil Unidades Básicas de Saúde que oferecem tratamento de graça para quem quer interromper o vício. "Tabagismo é uma doença existe um tratamento, disponível na rede SUS há mais de dez anos. Então, existe várias unidades de saúde públicas nos municípios que tem profissionais capacitados a prestar o tratamento do tabagismo."

O trabalho do Brasil no controle do tabagismo recebeu reconhecimento internacional. O prêmio que atesta a eficiência no Controle Global do Tabaco foi entregue nesta semana durante a 16ª Conferência Mundial Sobre Tabaco ou Saúde em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Para saber mais sobre o tratamento gratuito para combater o vício do cigarro, acesse.

 

Fonte: Blog da Saúde, editada por UNA-SUS