Geral

Saiba como agir corretamente em situações de emergências

- Claudia Bittencourt



Muitas pessoas não sabem em que situações devemos chamar o SAMU 192, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 

Por isso, o coordenador geral da Força Nacional do SUS e SAMU, Paulo Abrahao, explica que, por meio de ligação telefônica para o 192, a população tem acesso ao serviço. O acionamento desse serviço é feito pela central e, partir dali, o solicitante se identifica e explica o que ocorreu e onde, de uma maneira rápida e a partir da classificação do risco. “O atendimento pode ser desde uma orientação por telefone até o envio de uma ambulância básica ou avançada para o local".

A babá, Regiane Gomes de Carvalho, precisou do SAMU recentemente para socorrer o marido vítima de um acidente vascular cerebral. Ela conta que ficou satisfeita com o atendimento. "Quando nós ligamos para o SAMU, eles nos orientaram telefone, perguntaram qual era o sintoma, o que ele estava fazendo e aí eles falaram para não dar medicamento nenhum. Quando chegaram, ele foi foi medicado e levamos para o hospital”, conta. “A gente fica agoniada, não sabe o que fazer, e eles orientando é muito mais fácil. Todas as vezes que eu liguei fui bem atendida. Eles tentam acalmar a gente para que não fique nervosa que é bem pior".

O coordenador geral da Força Nacional do SUS e SAMU, Paulo Abrahao, destaca ainda que a Regiane fez bem em não ter socorrido a vítima antes da chegada do SAMU. "Você não deve mexer na vítima. O teu socorro é ligar para o 192, porque se você mexe nela, você pode fazer uma outra sequela mais grave. Você não sabe o tipo de trauma e lesão interna que essa vítima pode ter, você pode estar agravando essa lesão interna, uma fratura, uma hemorragia".

O SAMU possui mais de três mil veículos para atender cerca de 150 milhões de pessoas em todo o país.

Fonte: Blog da Saúde